- Atualizado há 2 semanas
A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) fará uma Sessão Solene na segunda-feira (25/11), às 18h, em homenagem ao Dia do Biomédico; celebrado anualmente em 20 de novembro. A iniciativa é do Deputado Tiago Amaral (PSD) e do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6).
A congratulação será no Plenário da ALEP e terá a presença de vários biomédicos. No Paraná são 5.902 biomédicos e em todo Brasil são 142.088 profissionais, que atuam em mais de 30 áreas de saúde.
A graduação de biomedicina é uma das mais procuradas nas instituições de ensino superior (IES) do Paraná, a exemplo da UFPR. Os cursos são ofertados em mais de 50 IES espalhadas por Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Campo Mourão, Apucarana, Foz do Iguaçu, Araucária, Guarapuava, Ivaiporã e Assis Chateaubriand.
“Tivemos muitas conquistas nos últimos quatro anos em favor da categoria, como a inclusão no quadro de servidores públicos do Paraná, em universidades, hospitais e laboratórios. Isso nos deixa orgulhosos e esse reconhecimento chancela os trabalhos que os biomédicos do Paraná realizam em favor da sociedade”, destaca o presidente do CRBM6, Thiago Massuda.
Sobre o CRBM6
O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) é uma Autarquia Federal com jurisdição no Estado do Paraná.
A entidade é formada por 5.902 profissionais. A sede fica em Curitiba e as delegacias regionais estão em Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Guarapuava, Umuarama, Guaíra e Ponta Grossa.
Os biomédicos atuam em mais de 30 atividades ligadas à saúde tais como acupuntura, análises clínicas e ambientais, bromatológicas [avalia a qualidade dos alimentos], auditoria, banco de sangue, biofísica, biologia molecular, bioquímica, citologia oncótica, embriologia, estética, farmacologia, fisiologia, genética, hematologia, histologia, imunologia, imagenologia, informática da saúde, microbiologia, microbiologia de alimentos, monitoramento neurofisiológico transoperatório, parasitologia, patologia, perfusão, psicobiologia, radiologia, reprodução humana, sanitarista, saúde pública, toxicologia, virologia e outras áreas.
*Com informações da assessoria de imprensa