PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

Acumulado de chuvas chega a 172 mm e Defesa Civil registra ocorrências em sete cidades do Paraná

Até o momento, a Defesa Civil registrou ocorrências em Paulo Frontin, Salto do Lontra, Mallet, Campo Largo, Ampére, Ponta Grossa e Pinhais
Até o momento, a Defesa Civil registrou ocorrências em Paulo Frontin, Salto do Lontra, Mallet, Campo Largo, Ampére, Ponta Grossa e Pinhais

Redação com AEN

08/12/24
às
12:17

- Atualizado há 3 semanas

Compartilhe:

Sete cidades paranaenses registraram ocorrências no Sistema Informatizado de Defesa após o alto de volume de chuvas que atingiu o Estado neste fim de semana, mostra o boletim publicado às 7h40 deste domingo (8) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Segundo o Simepar, em pelo menos 15 estações meteorológicas o acúmulo de precipitações ultrapassou os 100 milímetros nos sábado (7), sendo que em Cidade Gaúcha, no Noroeste, chegou a 172 milímetros de chuva acumulada.

Até o momento, a Defesa Civil registrou ocorrências em Paulo Frontin, Salto do Lontra, Mallet, Campo Largo, Ampére, Ponta Grossa e Pinhais, com 160 pessoas afetadas por vendavais, inundações, alagamentos e enxurradas. Em Pinhais, os alagamentos danificaram 659 casas, e em Ponta Grossa, nove residências.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Além disso, 104 pessoas ficaram desalojadas: 80 em Paulo Frontin, 20 em Mallet e quatro em Ponta Grossa. A Defesa Civil Estadual continua acompanhando as situações nos municípios e prevê um número maior de cidades afetadas, já que os danos ainda estão sendo levantados. Os danos e prejuízos são principalmente em ruas, bueiros e pontes, mas nada com maior gravidade até o momento.

O tempo deve continuar instável neste domingo, com o volume de chuva previsto para algumas regiões do Estado chegando próximo aos 100 milímetros. Estão previstas chuvas mais contínuas ao longo do dia principalmente na metade Sul do Paraná, o que abrange Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. 

Somando o volume já acumulado e o previsto para este domingo, ainda há risco de alagamentos em vários setores do Estado, além de se agravar o problema de escorregamentos e deslizamentos de encostas. 

“A chuva pode variar de intensidade de moderada a forte em vários momentos do dia, e poderemos ter um acumulado de chuva expressivo, de mais de 100 milímetros, assim como já tivemos no sábado em muitas cidades”, explica o meteorologista do Simepar Lisandro Jacóbsen. 

Já no Norte do Paraná, principalmente na divisa com São Paulo, deve chover menos, com pancadas isoladas de chuvas em parte do Noroeste, Norte e Norte Pioneiro ao longo do domingo, além de sensação de tempo abafado, com os termômetros chegando próximos aos 30°C.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias