- Atualizado há 1 semana
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, apresentou durante a abertura do Smart City Expo Curitiba 2025, na manhã desta terça-feira (25), uma inovação tecnológica que começa a ser usada pelo município para melhorar a governança e a adoção de políticas públicas por meio da Inteligência Artificial. O prefeito brincou que a novidade será o ‘terror’ da equipe de secretários de Governo.
“Estamos testando um aplicativo que usa a inteligência artificial para que todos os gestores do município possam fazer o monitoramento de obras e serviços da Prefeitura e a evolução de dados de áreas como saúde e educação”, revelou Eduardo Pimentel.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O aplicativo responde na hora questões como o número de casos de dengue em uma regional ou a fila de espera para a realização de um exame de saúde.
“Eu contratei um novo assessor de inteligência artificial. É um servidor dos mais competentes que a cidade tem. É um aplicativo que vai auxiliar os gestores da cidade. Ele vai me dizer tudo o que está acontecendo em Curitiba. Isso vai ser o terror da minha equipe, porque vou perguntar o tempo todo como estão as questões de Curitiba”, brincou.
Ainda na abertura do Smart City, o prefeito defendeu que projetos e programas de cidades inteligentes devem ir além da tecnologia digital, reforçando sua função social e humana.
“Curitiba tem muito a compartilhar. Somos a cidade da rua fechada para pessoas, dos parques para as crianças, do melhor transporte público do país”, salientou Eduardo Pimentel, em referência as iniciativas do município como o Domingo no Centro, as 52 áreas verdes e a rede de transporte mais integrada do Brasil.
O prefeito destacou ainda que a capital continuará sendo em sua gestão, iniciada em janeiro, referência nacional e internacional em urbanismo, governança, mobilidade, meio ambiente, qualidade de vida e desenvolvimento econômico sustentável.
“Estamos implementando projetos transformadores, como o Curitiba de Volta ao Centro, de redesenvolvimento da região central, as obras do Novo Inter 2 e BRT Leste/Oeste, que vão reduzir em 30 minutos o tempo de viagem por dia dos usuários e diminuir a quantidade carros nas ruas, e o Bairro Novo da Caximba, que está transformando a vida de 1.147 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e sanitária às margens dos rios Barigui e Iguaçu”, contou o prefeito.
Eduardo Pimentel ainda ressaltou o esforço da Prefeitura para gerar mais empregos e, seguindo o tema deste ano do fórum internacional, “Transformando cidades: construindo felicidade”, garantir mais qualidade de vida para os curitibanos.
“Com a Tarifa Zero a Caminho do Emprego, estamos garantindo passagem gratuita de ônibus para desempregados irem à entrevista e, ao criar a tarifa Domingo Paga Meio e apoiar grandes eventos, estamos movimentando a economia e proporcionando mais lazer e diversão para a população”, acrescentou o prefeito.