PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

“É um momento de estender a mão”, diz Ratinho Junior ao anunciar R$ 202 milhões para a saúde dos municípios

Durante a solenidade no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador afirmou que o investimento é uma forma de apoiar as prefeituras, principalmente as de pequeno porte, diante da redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)
Foto: Jonathan Campos/AEN
Durante a solenidade no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador afirmou que o investimento é uma forma de apoiar as prefeituras, principalmente as de pequeno porte, diante da redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)

Luiz Henrique de Oliveira e Vitória Santin

26/06/26
às
8:19

- Atualizado há 16 segundos

Compartilhe:

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, anunciou nesta quinta-feira (25) o repasse de R$ 202,1 milhões para fortalecer a saúde nos 399 municípios paranaenses. Durante a solenidade no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador afirmou que o investimento é uma forma de apoiar as prefeituras, principalmente as de pequeno porte, diante da redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Segundo Ratinho Junior, a iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde, a Assembleia Legislativa e os prefeitos paranaenses para garantir que os municípios consigam manter os serviços de saúde.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“É um anúncio de parceria e colaboração com os municípios do Paraná. São mais de R$ 200 milhões para a área da saúde, destinados à média complexidade, atendimentos, contratações de equipes e realização de exames, fruto dessa necessidade de apoiar os municípios”, afirmou.

O governador destacou que a diminuição dos repasses federais tem afetado principalmente as cidades menores, que dependem mais do FPM para manter as contas em dia.

“A gente tem visto que muitos municípios, em especial os pequenos, têm sofrido com a diminuição do FPM, que vem do Governo Federal. Essa oscilação, muitas vezes para baixo, tem prejudicado as finanças dos municípios. Então, o entendimento do Governo do Estado foi montar um pacote de investimentos para ajudar no custeio da máquina pública e diminuir esse problema que os municípios muitas vezes enfrentam”, explicou.

Ratinho Junior ressaltou que o cenário é diferente das grandes cidades, como Curitiba e Londrina, que possuem maior capacidade de arrecadação.

“Não é o caso de Curitiba, de Londrina e das grandes cidades, mas uma cidade pequena obviamente sofre um pouco mais. A saúde é uma área que geralmente tem uma grande demanda de investimentos e, por isso, estamos fazendo esse aporte de R$ 202 milhões.”

O governador também fez questão de destacar que os recursos serão distribuídos de forma técnica, sem qualquer distinção política.

“Não é pela importância do prefeito, não é pelo partido do prefeito. É per capita para cada cidade. Estamos colocando R$ 17 por habitante. Isso vai dar uma alavancada boa e, de alguma maneira, colaborar nesse momento de diminuição do repasse do FPM de Brasília”, disse.

Os recursos serão transferidos diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde e poderão ser utilizados no financiamento da média complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo consultas, exames especializados e contratação de prestadores de serviços.

Ratinho Junior afirmou que a aplicação do dinheiro seguirá as regras já estabelecidas para os repasses da saúde e será acompanhada pelo Estado.

“Há uma série de regras sobre como esse recurso pode ser utilizado. Pode ser empregado em exames, contratação de prestadores de serviço e outras ações da saúde. Não há nada de novo, porque essa relação de repasses já existe. O Estado já faz esse acompanhamento e os gestores municipais estão habituados a essa prestação de contas.”

Durante o anúncio, o governador lembrou que o valor destinado neste ano supera o investimento realizado em 2025.

“O ano passado foram R$ 160 milhões. Neste ano estamos passando mais de R$ 202 milhões, ampliando o apoio aos municípios.”

Ao encerrar o evento, Ratinho Junior agradeceu ao secretário estadual da Saúde, César Neves, aos deputados estaduais e aos prefeitos pela parceria e reforçou que o Estado continuará apoiando os municípios neste momento de dificuldades financeiras.

“Quero cumprimentar todos os prefeitos, que têm sido muito parceiros da gente e ajudado o Paraná a crescer. Neste momento, a gente estende a mão para colaborar e ajudar os municípios a atravessarem esse período de diminuição dos investimentos do Governo Federal.”

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias