Em 1998 um homem que teve pouquíssima instrução formal, mas com muita sabedoria me a seguinte frase: você pode escolher qualquer profissão, desde que você saiba vender! Era meu pai, me dando o seu mais valioso conselho de todos os tempos para a minha vida profissional. Afinal, foi através da venda que ele conseguiu compensar grande parte da falta de educação formal que foi negada a ele durante a infância e adolescência.

PUBLICIDADE
(Foto: Pixabay)


Ano após ano, aprendi na faculdade e em grandes empresas uma enormidade de conhecimento sobre gestão financeira, marketing, processos, desenvolvimento de pessoas, e outros assuntos que jamais meu pai teve acesso, e ano após ano, a importância de seu único conselho aumentava mais e mais.


Desde um empreendimento pontual, como a criação de um evento único, como um show ou uma festa, onde a receita virá da venda de ingressos aos participantes, até a estruturação de uma robusta fábrica de produtos cosméticos, como é o caso marcas como O Boticário, Natura e Avon, qualquer empreendimento precisa de vendedores.


Seu produto, ou seu serviço são ótimos? Parabéns! Contudo, se você não souber prospectar ou atrair interessados, compreender os benefícios que eles realmente valorizam na sua solução, apresentar da forma correta, e contornar os possíveis medos e objeções do cliente, você não vende! Se não vende, não fatura! Se não fatura não tem negócio!

PUBLICIDADE


E para alcançar essa competência existem dois caminhos paralelos a serem seguidos: estudo e prática! Há 20 anos atrás comecei a estudar sobre vendas e dei meu primeiro curso sobre o assunto, pois descobri inúmeras técnicas que a sabedoria do meu pai não havia aprendido. Depois fui para a prática, e a cada situação desafiadora, a cada fracasso ou sucesso, aumentava meu repertório de sabedoria sobre o assunto. Hoje, eu e meu pai trocamos nossos conhecimentos teóricos e práticos um com o outro. E muitos dos empreendedores que consegui ajudar em minhas consultorias, foi passando esse conhecimento a eles.


Por isso, não postergue mais nenhum dia esse assunto, siga o mesmo conselho de meu pai: aprenda a vender!