Se tem uma hora no meu curso de automaquiagem que as mulheres se surpreendem é quando eu chego na parte de higienização dos pinceis. Juro, a maioria nunca pensou em limpar, já vi pinceis duros de sujidades (base, corretivo, sombras, um pouco de tudo). E pasmem, ainda sendo utilizados diariamente. Mas calma, também juro que não é relaxo, mas falta de informação. 

PUBLICIDADE

Primeiro que, no geral, as pessoas não leem rótulos, nem tudo que está escrito em uma embalagem (não só os de maquiagem como de nenhum produto no geral). Garanto que a maioria não sabe ao menos do que seu pincel foi feito, acertei não é? Ou seja, você não leu a embalagem, então como vai saber de que forma e em quanto  tempo precisa limpar? Daí você também não fez um curso de automaquiagem para aprender isso, logo não tem essa informação, então não é que você não cuida bem dos seus pinceis, é que você não sabe como fazer isso.

Mas a partir desta coluna você vai aprender e nunca mais vai usar um pincel sujo na sua vida.

Vamos começar entendendo que, além de um pincel sujo ser um grande acumulador de bactérias e afins, o acabamento da sua maquiagem feito com um pincel assim será mais “pesado” menos refinado. Em resumo, ficará bem grosseiro, pois você está colocando produto “novo” em cima de produto já “seco” formando uma “papa” de produtos, não tem como ficar bom.

PUBLICIDADE
Colunista de beleza do Portal Nosso Dia é maquiadora profissional com certificado internacional. Foto: Roberto Dziura Jr/EAC

Mas como você limpará seus pinceis?

Entenda que o processo de limpeza deve ocorrer semanalmente (fica legal você ter a rotina de se maquiar todos os dias da semana e lavá-los aos domingos, por exemplo).

Você pode utilizar um produto específico chamado lava pinceis ou ainda, um produto mais barato e super acessível, que é o detergente para louças neutro (nada dos de maçã e côco). Umedeça os pinceis (um por vez), aplique um pouco do detergente, esfregue cuidadosamente criando uma espuma e enxágue. Repita o processo até perceber que as cerdas dos pinceis estejam limpas e a água esteja saindo completamente sem espuma ou sujidades.

Remova o excesso de água, penteie as cerdas de acordo com o formato de cada um delas e deixe secar (na sombra) em um local arejado. Evite utilizar jato de ar quente, tipo secadores de cabelo, pois se seus pinceis forem de cerdas sintéticas há grandes chances do jato derretê-las. 

Lembrando que este tipo de limpeza é para pinceis que você usa em você mesma, para utilização profissional é bem diferente e requer produtos específicos. Ah, evite compartilhar pinceis.

PUBLICIDADE

Viu como é simples manter seus pinceis limpos? Se gostou deste conteúdo compartilhe com quem você acha que vai gostar também.

Um beijo e até a próxima.

Andressa Cor* é professora de maquiagem e maquiadora com certificação internacional. Publicitária e fotógrafa.