Ainda que lamentando, descarte o produto vencido. A data de validade é determinada após estudos que comprovam que a partir daquela data o produto pode se tornar prejudicial à saúde e além de perder a eficácia. 

PUBLICIDADE

As maquiagens no geral podem apresentar um quadro de contaminação por fungos e bactérias e desta forma provocar infecções, irritações e alergias na pele, na boca, nos olhos, e pode também contribuir com aparecimento ou piora do quadro de acne, dermatites e até conjuntivites, vermelhidão e coceiras na região dos olhos.

No caso do batom, a transmissão do herpes simples acontece com muita  frequência. 

Já o protetor solar perde totalmente o efeito de criar uma barreira de proteção ao qual ele se propõe, ou seja, você vai usar um produto que não vai fazer efeito.

PUBLICIDADE

Entenda

É válido ressaltar que existem duas validade para o mesmo produto. Como assim? Então, a validade que é para antes do produto estar aberto, está fica escrita com dia, mês e ano. Ela é válida para você saber que não está comprando um produto vencido. E a outra validade começa após você abrir a embalagem e esta costuma ser exibida no rótulo do produto, geralmente com o desenho de um potinho aberto com o número de meses que o produto em questão permanece apto para o uso. Isso se dá porque ao ter contato com o ambiente o produto fica em contato com bactéria, poluição entre outras situações que ficam no ar o tempo todo.

Colunista do Portal Nosso Dia, Andressa Cor é professora de maquiagem e maquiadora com certificação internacional. Foto: Arquivo pessoal

Outro ponto a ser conversado é sobre o armazenamento correto dos produtos após abertos, condições inadequadas podem fazer com que a vida útil seja diminuída drasticamente, por exemplo: guardar maquiagem no banheiro, este local é úmido, a água do chuveiro pode produzir vapor e assim umedecer os produtos criando um ambiente perfeito para proliferação de fungos, acelerando a deterioração dos cosméticos.

E por último e não menos importante, não compre mais do que você usar, não invista na maior versão do produto até você ter certeza de que conseguirá usá-lo na íntegra. Faça um curso de automaquiagem para saber exatamente quais produtos são os ideias para você, dentro da sua rotina, assim você não fica com acúmulo de produtos e consegue utilizá-los dentro do prazo de validade. 

E fica a dica, ainda que o produto esteja na validade, sempre atente-se à textura, cheiro e coloração, caso perceba qualquer alteração não arrisque em usar, descarte imediatamente. 

PUBLICIDADE

Que tal dar aquela espiadinha nos seus produtos e se certificar de que eles estão na validade? 

Andressa Cor* é professora de maquiagem e maquiadora com certificação internacional. Publicitária e fotógrafa.