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O Dia Mundial do Turismo é comemorado, nesta sexta-feira (27/9), para mostrar a força deste setor em todo o mundo. O candidato do PSD à Prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), sabe da importância deste segmento para o crescimento econômico sustentável da cidade e todo o potencial do turismo de lazer e negócios para o aumento da renda e geração de empregos em Curitiba.
“Aos moldes do que fizemos com o Vale do Pinhão, vamos fortalecer o setor de turismo local. Hotéis, restaurantes, bares, comércio, economia criativa, entretenimento e receptivo terão um apoio ainda maior, para que Curitiba realmente se transforme em referência como Destino Turístico Inteligente (DTI). Também vamos divulgar ainda mais as atrações de Curitiba nacionalmente e internacionalmente”, conta Eduardo
O candidato do PSD explica que um Destino Turístico Inteligente (DTI) se diferencia dos tradicionais por ter Poder Público e Setor de Turismo articulados e comprometidos em promover uma interação e integração do visitante antes, durante e depois da viagem, agregando valor na experiência do destino por meio do uso de metodologias e tecnologias inovadoras.
Eduardo lembra que, nos últimos oito anos, a gestão dele como vice-prefeito e do prefeito Rafael Greca deu os primeiros passados para que Curitiba se tornasse referência em DTI. Foram feitos investimentos em acessibilidade e segurança, em tecnologias que facilitam o ir e vir do turista (audioguias, totens interativos, wi-fi público e Linha Turismo), na revitalização de atrações (como Passeio Público, Jardim Botânico, Torre Panorâmica, Rua XV de Novembro e Largo da Ordem), na criação de novos cartões-postais (Memorial Paranista e Cine Passeio) e no maior apoio aos serviços turísticos, como a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para atração e realização de grandes eventos na cidade, como shows e congressos nacionais e internacionais.
Além disso, desde 2017, foram criadas, em parceria com a iniciativa privada, novas experiências para atrair ainda mais visitantes à cidade, durante todo o ano, como o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais e as programações do Inverno Curitiba, Festival da Palavra e duas edições anuais da Oficina de Música (verão e inverno).
“Eu e o prefeito Rafael Greca temos promovido várias iniciativas para fortalecer Curitiba como Destino Turístico Inteligente, seja para lazer como negócios. Agora vamos avançar ainda mais, apoiando e dando condições para que cada vez mais turistas do Brasil, América Latina e de outros continentes visitem nossa capital e tenham experiências inesquecíveis”, garante Eduardo.
O candidato pretende criar, já no primeiro ano de sua gestão como prefeito de Curitiba, o Fundo Municipal de Turismo, que permitirá aumentar a capacidade de articulação do Instituto Municipal de Turismo e destinar mais recursos para investimentos em marketing/divulgação do destino, no apoio ao setor e na adoção de novas tecnologias que melhorem a experiência dos turistas.
“Quer implantar os Centros de Autoatendimento ao Turista, que serão 24 horas, bem como revitalizar serviços e atrações, como a Linha Turismo e a Rua 24 Horas. Também vamos investir na internacionalização do Natal de Curitiba, na ampliação do Inverno Curitiba e no trabalho conjunto com os demais municípios da Região Metropolitana para a oferta de pacotes com novas experiências e programações, que incluam o ecoturismo na região, para aumentar ainda mais a permanência do visitante em Curitiba e região”, antecipa Eduardo.
O candidato do PSD ainda quer melhorar a experiência de quem visita Curitiba com a criação do Grupo de Apoio ao Turismo e Eventos (Gate) da Guarda Municipal. Além disso, Eduardo pretende buscar o reconhecimento da capital como destino de lazer, eventos e negócios com a conquista do Certificação Internacional de Destino Inteligente.
Eduardo Pimentel e Paulo Martins, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.