- Atualizado há 3 meses
Eduardo Pimentel (PSD) é o novo prefeito a entrar para a história de Curitiba. Os curitibanos foram às urnas nesse domingo (27) de eleição e escolheram Eduardo Pimentel, o candidato do PSD, atual vice-prefeito de Rafael Greca, para chefe do Poder Executivo da capital paranaense. A disputa no 2º turno aconteceu contra a candidata Cristina Graeml (PMB).
Com a apuração em 100% das urnas, o agora prefeito eleito por Curitiba teve 57,64% de votos válidos, cerca de 531.029 mil votos. Sua adversária, a candidata do PMB, Cristina Graeml, teve 42,36%, com 390.254 mil votos. A diferença entre eles chegou a cerca de 141 mil votos.
Pimentel será o novo prefeito de Curitiba a partir de 2025, junto do ex-deputado federal Paulo Martins (PL) como vice-prefeito. Eduardo Pimentel contou com o apoio do governador Carlos Massa Ratinho Junior
O vice-prefeito Eduardo Pimentel chegou ao 2º turno com vantagem: recebeu 33,51% dos votos, enquanto Cristina Graeml teve 31,17%. Em números, no 1º turno, Pimentel teve 313.347 votos, enquanto Graeml garantiu 291.523 votos. A disputa foi acirrada desde o início da abertura da apuração das urnas, tendo uma vantagem do vice-prefeito a partir de 80% dos votos apurados.
Desta vez, Pimentel se manteve à frente durante toda a apuração de votos e garantiu uma eleição com uma diferença ampla de mais de 140 mil votos.
Eduardo Pimentel nasceu dia 21 de setembro de 1984, é formado em Administração e pós graduado em Agronegócios pela Universidade Positivo e especialista em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com módulo em Nantes (França). Ele é neto do ex-governador do Paraná, Paulo Pimentel. Eduardo Pimentel é casado com a publicitária e empresária Paula Mocellin Slaviero e pai de três filhos: Luca, Eduarda e Leonardo.
Em 2017, foi eleito vice-prefeito de Curitiba, na chapa encabeçada pelo prefeito Rafael Greca e acumulou o cargo de secretário municipal de Obras Públicas.
Com boa aprovação, os curitibanos o reelegeram novamente como vice-prefeito em novembro de 2020, assegurando-lhe um novo mandato ao lado do prefeito Rafael Greca, de 2021 a 2024. Pimentel foi nomeado em janeiro de 2023 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para o cargo de Secretário de Estado das Cidades do Governo do Paraná.
Em agosto desse ano, foi confirmado como candidato à prefeito de Curitiba pelo PSD ao lado do prefeito Rafael Greca e o governador Carlos Massa Ratinho Junior.