- Atualizado há 5 meses
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou, nesta sexta-feira (23), o sorteio que estabeleceu a ordem de exibição e a duração da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para os candidatos à Prefeitura de Curitiba.
Conforme o calendário eleitoral, as transmissões iniciam no dia 30 de agosto e vão até 3 de outubro. Caso ocorra um segundo turno, a propaganda continuará de 11 a 25 de outubro.
A veiculação das propagandas eleitorais é obrigatória para as emissoras de rádio e TV, que devem transmitir os programas dos partidos políticos e coligações de segunda a sábado. No rádio, as propagandas serão transmitidas das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os horários são das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
A sequência de exibição definida pelo sorteio ficou assim: em primeiro, a Coligação Curitiba Melhor Para Todos (PP e PRD); em seguida, a Coligação Curitiba Pode Mais (União Brasil); depois, a Coligação Curitiba + Social e Humana (PDT, PSB e a Federação Brasil da Esperança – PT, PC do B e PV); na quarta posição, a Federação PSOL e REDE; em quinto, a Coligação Curitiba Amor e Inovação (Republicanos, MDB, Podemos, PL, PSD e AVANTE); e, por último, o partido Solidariedade.
No que diz respeito ao tempo total de propaganda, a Coligação Curitiba Melhor Para Todos terá 1 minuto e 7 segundos; a Coligação Curitiba Pode Mais contará com 1 minuto e 14 segundos; a Coligação Curitiba + Social e Humana terá 2 minutos e 12 segundos; a Federação PSOL/REDE, 25 segundos; a Coligação Curitiba Amor e Inovação disporá de 4 minutos e 42 segundos; e, por fim, o Solidariedade terá 17 segundos.
O TRE-PR também determinou que as emissoras reservem 70 minutos diários para inserções de 30 e 60 segundos, que serão distribuídas entre 5h e meia-noite, de segunda a domingo. Essas inserções serão divididas em 60% para os candidatos a prefeito e 40% para os candidatos a vereador.