- Atualizado há 9 meses
Um documento da Justiça Eleitoral mostra que o candidato a vice-prefeito de Curitiba pela chapa de Cristina Graeml (PMB), Jairo Aparecido Ferreira Filho (PMB), foi filiado ao Partido Comunista do Brasil (PC do B) por mais de um ano. Graeml se apresenta como candidata da direita e contrária à ideologia de esquerda.
O caso veio à tona em reportagem do Blog Politicamente. O documento aponta que Jairo foi filiado ao PC do B de 6 de abril de 2018 e 15 de outubro de 2019, época das eleições presidências de 2018 (relembre mais abaixo). Durante o debate de ontem na Band TV, Cristina se apresentou por várias vezes como candidata de direita e busca afastar qualquer aproximação com o outro espectro político. Inclusive, sempre se apresenta como a candidata de Jair Bolsonaro (PL), embora o partido do presidente tenha um vice, Paulo Martins, na chapa de Eduardo Pimentel (PSD).
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Além da filiação ao PC do B, o documento aponta que Jairo já foi filiado ao PSDB por dois períodos, entre 2003 e 2019. Além disso, também esteve no Partido Novo, entre 2019 e 2023, e no Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, entre 24 de junho de 2023 a 6 de abril de 2024.
Em 2018, quando Jairo era filiado ao PC do B, o partido apoiou Fernando Haddad no 2° turno contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, na época no PSL. A vice da chapa de esquerda era Manuela D’Ávila, que está no PC do B.
Confira a foto da certidão:
Em resposta ao Blog Politicamente, por telefone, Jauro negou a filiação ao PC do B: “Sobre este negócio de eu ter sido filiado ao PCdoB, de verdade, eu desconheço esta informação. Duvido que de maneira consciente isso tenha acontecido. Em 2018, eu fiz uma campanha assídua e fervorosa para o Bolsonaro. Nunca votei no PT na minha vida, na esquerda na minha vida. Eu sempre me posicionei à direita no espectro político. Desconheço demais esta informação. Na verdade é uma bagunça este mundo partidário e talvez isso é que faça notícias sobre essa e até documentos como esse. O pessoal pega seu CPF e faz o que quiser com ele. Ainda mais quem não tem escrúpulos”, declarou.
Mais polêmicas
O vice de Cristina está envolvido em outras polêmicas. Ele é acusado de é acusado de aplicar golpes de pirâmide financeira que ultrapassam R$ 1 milhão. Ainda, em uma das decisões mais recentes, no fim de agosto, Jairo Filho foi condenado pela Justiça Comum a devolver R$ 90 mil a uma mulher por quebra contratual referente a locação de um carro. Ele também responde a outros processos envolvendo fraudes financeiras. Em um deles, teria vendido um imóvel de 1.000 metros quadrados a um casal, só que o local já era ocupa por outra pessoa.
O que diz Cristina?
Questionada sobre os casos envolvendo o seu vice, Cristina Graeml afirmou, ao ser questionada pelo Portal Nosso Dia na última quinta-feira (10), que Jairo está sendo vítima de calúnias. “O Jairo fala por ele. Fizemos inúmeras lives para explicar e não respondo por terceiros. É uma ação por cobrança, empréstimo, já que ele quebrou na pandemia devido aos lockdowns. Estranhamente, a cobrança surgiu há 30 dias, tire as suas próprias conclusões. Ele está em negociação com a credora. É uma difamação sem consultá-lo, com interesses eleitoreiros”, disse.