- Atualizado há 11 horas
O Vaticano divulgou neste sábado (26) as imagens da cerimônia de sepultamento do papa Francisco, realizada na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. O rito, restrito a convidados, respeitou os pedidos expressos pelo próprio pontífice em seu testamento.
O “rito do sepultamento do Romano Pontífice” teve início às 13h (horário local), equivalente às 7h de Brasília, sob a condução do cardeal Kevin Farrell, camerlengo responsável pela organização do funeral e, futuramente, pelo processo do conclave que elegerá o novo papa.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Túmulo modesto
No testamento, assinado em julho de 2022, Francisco deixou clara a sua preferência por um túmulo simples, escavado diretamente no solo da Basílica, sem adornos e com apenas a inscrição “Franciscus”.
Em sua mensagem final, o papa dedicou seus últimos sofrimentos “à paz mundial e à fraternidade entre os povos”, reafirmando a devoção que sempre manteve à Virgem Maria. “Confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Santa Maria. Por isso, peço que meus restos mortais aguardem o dia da ressurreição na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore”, registrou o documento.
A cerimônia emocionou fiéis ao redor do mundo, que acompanharam as imagens divulgadas oficialmente pelo Vaticano.