- Atualizado há 2 anos
As urnas eletrônicas saíram do Fórum de Curitiba, na manhã deste sábado (1º), para serem entregues em todos os locais de votação da capital. Para a Região Metropolitana e o interior do Paraná, as urnas também estão sendo levadas neste sábado para os colégios eleitorais.
As van do Correios iniciaram o trajeto às 7 horas. Em Curitiba, há 415 locais de votação e 3.984 seções eleitorais, que tiveram as urnas transportadas por 65 veículos dos Correios.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Coimbra de Moura, garantiu que há segurança para as urnas eletrônicas. “Todas elas chegam ao seu destino e começam a serem montadas. Em todos esses locais haverá seguranças particulares, que ficarão hoje, amanhã e até segunda-feira propiciando tranquilidade e segurança nessas eleições”, disse.
Segundo ele, são cerca de 30 mil urnas para todo o Estado, número que evidencia a organização dos preparativos. “O eleitor não sabe a engenharia que é preparar e organizar uma eleição. Nós, desde cedo, estamos acompanhando o trabalho com todo carinho. Estamos encaminhando as urnas eletrônicas para os locais de votação, mais de 30 mil urnas eletrônicas”, garantiu o presidente do TRE-PR.
O Paraná contará com 4.768 locais de votação e 25.856 seções eleitorais.
Ao todo, 399 municípios paranaenses fazem parte de todo o processo eleitoral. São 186 zonas eleitorais e 4.768 locais de votação, com 25.851 seções eleitorais.
De acordo com o TRE, são 8.475.632 eleitoras e eleitores. Curitiba é a cidade com maior eleitorado, com 1.413.413 pessoas, seguida por Londrina (393.687), Maringá (294.583), Ponta Grossa (251.970) e Cascavel (233.753).
As urnas seguem também para locais de votação específicos para atendimento de público que recebe atenção especial. “A Justiça Eleitoral é vanguarda, principalmente a do Paraná. Nós estamos buscando a inclusão e a dignidade de muitos, como por exemplo, aqueles que estão em casas de longa permanênceria, em hospitais e não possuem condições de irem a uma sessão eleitoral. Os que têm mais de 70 ou mais anos correspondem a 8%, ou seja, 700 mil experientes, ou os Peter Pans que envelheceram. Não podemos deixá-los a margem do processo eleitoral”, descreveu.
A contratação prevê a utilização de 737 veículos em todo o estado, sendo 312 de responsabilidade dos Correios e 425 da empresa JLM de Almeida. No Paraná, a soma de urnas transportadas por estas duas empresas é de 22.941.
Ainda há zonas que fazem o transporte de urnas por conta própria, através de convênios com prefeituras ou com o auxílio dos colaboradores nomeados (administradores de prédio/presidentes de mesa). A quantidade de urnas transportadas dessa forma totalizou 2.937.
O eleitor poderá ir ao local de votação com qualquer roupa, de qualquer cor, sem que haja qualquer restrição. “Não pode fazer manifestação que chame a atenção, ou seja, nossa manifestação é silenciosa no dia das eleições. Os mesários estão orientados para que evitem algo que possa caracterizá-los de um partido ou outro”, finaliza o presidente Coimbra.