- Atualizado há 1 ano
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O G7, grupo que reúne as principais entidades do setor produtivo do Paraná, terá uma reunião no próximo dia 30 com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão ligado ao Governo Federal, para cobrar a manutenção das rodovias do estado. Segundo a entidade, são inúmeros os relatos de situação caótica em vários trechos, especialmente na BR-277, tanto entre Curitiba e Paranaguá, quanto na ida para Ponta Grossa.
Em entrevista ao Portal Nosso Dia, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap – parte do G7), Fernando Moraes, afirmou que as pautas da reunião serão as manutenções das rodovias e a prorrogação da assinatura do contrato do Lote 1, que agora deve acontecer só em fevereiro.
“Até as concessionárias assumirem de vez, nós vamos depender muito do DNIT. O setor produtivo reclama demais que as estradas estão esburacadas e queremos entender com o DNIT a velocidade dessa manutenção e o dinheiro que vai para isso. Queremos uma conservação boa, porque estamos em um período de bastante chuva, desova da safra e ainda as férias chegando”, afirmou.
Segundo Moraes, existe uma preocupação grande para o trecho da BR-277, que leva ao Porto de Paranaguá. “A grande preocupação é o caminho para Paranaguá, pela frequência de caminhões e o período de férias. Também sabemos que a condição climática não tem ajudado e isso deve deixar todos ainda mais em estado de alerta”, destacou.
O presidente da Faciap contou ainda que o G7 se organiza para levantar outros trechos com maior demanda e levar de forma documentada para a reunião com o DNIT. “Nossa base está fazendo um levantamento de quais estradas estão mais danificadas. Sempre fomos bem recebidos pelo DNIT e a expectativa é de que isso aconteça novamente e se consiga boas respostas”, concluiu.
Combativo na Assembleia Legislativa sobre a situação das estradas do Paraná, o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSD) disse ao Portal Nosso Dia, nesta terça-feira (21), que a situação é grave nas rodovias. “Nos temos problemas graves pelo volume de tráfego muito superior ao esperado e diversos acidentes que têm interrompido o fluxo, seja por uma rodovia esburacada ou por sinalização falha. A situação só não é mais caótica porque o Governo do Paraná manteve a operação dos guinchos”, destacou.
O deputado terá uma reunião nesta quarta-feira (22) com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, onde certamente abordará esse tema. “É necessário que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) faça o que está no Código de Trânsito, que é verificar os tacógrafos dos caminhões e fiscalizar a velocidade. A situação é muito grave pelo período prolongado de chuva e falarei com o ministro. É preciso um plano de contingência e necessário determinar agilidade ao DNIT para resolver estas questões”, finalizou.
O Portal Nosso Dia questionou o DNIT sobre as demandas trazidas pelos entrevistados e recebeu o seguinte retorno:
O DNIT informa que as rodovias do Paraná sob administração do Departamento estão cobertas por contratos de manutenção/conservação. Contudo, a autarquia esclarece que devido às condições climáticas severas e excesso de chuva nos últimos meses as ações de recuperação e melhorias no pavimento estão sendo afetadas. Importante salientar que os técnicos do DNIT estão monitorando as rodovias e realizando reparos sempre que há melhora no clima.