Empreender é preocupar-se constantemente em faturar! O processo de vendas em cada tipo de empreendimento é muito particular. Não é possível compararmos o processo de vendas de caixas de sabão em pó no supermercado com o processo de vendas de serviços de assessoria de investimentos financeiros.

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Foto: rawpixel.com


Contudo, podemos agrupar uma variedade de negócios que sobrevivem de um processo de vendas mais qualificado, totalmente baseado na prospecção e na construção do relacionamento com o potencial cliente.


É muito comum empreendedores iniciantes, principalmente profissionais liberais ou consultores comerciais novatos terem seu processo de vendas tomado pela ansiedade. Essa contaminação o faz perder simbolicamente parte dos seus sentidos: ele para de escutar e de enxergar o seu prospect. Quando isso acontece, ele ignora uma verdade desconcertante: o cliente sempre compra algo pelos motivos dele e não pelos motivos do vendedor!


Desse modo, todas as vezes que não se investigar os reais motivos do cliente potencial em processos de venda mais complexos, como a venda de um automóvel de luxo, de uma joia, de um serviço de arquitetura, ou a troca e implantação de um novo sistema operacional para a empresa, o processo de venda fica completamente comprometido.

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Assim, fica a pergunta? Você sabe quais são as razões pelas quais o cliente se interessou em comprar o seu produto ou serviço? Se não sabe? Descubra imediatamente!