Existem dois estabelecimentos comerciais. Ambos começaram suas operações em 2012. Um vende produtos naturais, o outro é um bar.

PUBLICIDADE
Empreendedorismo (Foto: Agência Brasil)


Os dois negócios começaram com um orçamento restrito, com pontos comerciais improvisados, sem sistemas de gestão, e funcionários com pouca experiência.

Ambos conseguiram bons resultados, principalmente no início da operação, mas, seus empreendedores decidiram por caminhos diferentes:

A dona da loja de produtos naturais, pegava parte do lucro e reinvestia na loja. Primeiramente ela fez um projeto de iluminação para valorizar os produtos. Posteriormente investiu em um sistema de gestão que trazia relatórios que a ajudavam a tomar decisões de preço, compras e promoções. Por fim, investiu em um treinamento de vendas e atendimento para seus funcionários, tendo todos seu contrato formal de trabalho.

Enquanto isso, o dono do bar, fez algumas reformas também, mas tudo muito improvisado, pois não quis gastar em um projeto.

Até hoje considera que não precisa de sistema informatizado porque o trabalho de colocar informações nos sistema não aumentaria suas vendas. Além disso, está com alguns funcionários informais até hoje.

Esses dois casos são baseados em fatos reais, e o resultado atual deles você possivelmente saiba. Aliás, não estou falando apenas de resultado financeiro, mas também de capacidade de administrar remotamente, da capacidade de replicar o modelo, da força da marca independente da presença do dono, entre outras maravilhas que um empreendedor que planta, e rega todos os dias o seu negócio, pode se dar ao luxo de colher.

Por isso

Se plantou, está regando com frequência? Quais frutos já colheu?

Talvez seja a hora de plantar e de regar para que você possa colher amanhã.