Desde 2017 existe o repasse de valores públicos para que os partidos políticos gastem com a campanha eleitoral nos anos de eleição. Em 2018 foi 1,7 bilhão de reais, em 2020 foi 2,03 bilhões de reais e agora em 2022 será quase 5 bilhões de reais. Estes valorem somam 8,7 bilhões de reais, o que representaria o gasto de uma cidade de aproximadamente 100 mil habitantes por toda a vida de seus integrantes, ou o transporte coletivo gratuito para toda a cidade de São José dos Pinhais por 145 anos, etc.

PUBLICIDADE
Urna eletrônica (Foto: Divulgação)

Isso é totalmente indevido e imoral, pois diante de um Brasil com quase 14 milhões de desempregados e com 30 milhões de famílias vivendo com menos de R$1.200,00, por mês, utilizar tudo isso de recursos públicos é revoltante.

Aqueles que ocupam cargos políticos e os próprios partidos defendem esta gastança com a alegação de proporcionar, aos mais humildes, a possibilidade de serem eleitos, resultando a entrada de novas pessoas na política, o que não é, no meu ponto de vista, a realidade.

Segunda a economista Marina Helena Santos do Instituto Millenium, os candidatos com patrimônio declarado acima de 2 milhões de reais recebem em média 408 mil reais do fundo eleitoral, mais de 8 vezes que os 47 mil reais recebidos pelos candidatos que declaram patrimônio de até 100 mil reais, o que demonstra que o dinheiro público fica nas mãos daqueles que são mais ricos. Por sua vez, o dinheiro público destinados para deputados já eleitos, foram, em média, 996 mil reais, mais de 10 vezes o valor médio de 93 mil reais recebidos pelos candidatos novatos, o que também joga por terra a alegação de que o dinheiro público gasto em campanha eleitoral seriam destinados para a entrada de novas pessoas na política.

PUBLICIDADE

A verdade de tudo isso, é que os 5 bilhões de reais, previstos para a eleição de 2022, serão destinados para os políticos mais ricos, e sairão das áreas da saúde, educação e segurança, que são serviços destinados aos mais pobres.

E você, qual a sua opinião? Você concorda com estes gastos com a campanha eleitoral? E a pessoa que você conhece e que sairá a candidato a Deputado Federal ou Estadual usará o dinheiro público em campanha? Pense e avalie.