- Atualizado há 4 meses
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter
Duas onças-pardas, macho e fêmea, foram flagradas brigando no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A imagem foi capturada por uma das câmeras de monitoramento instaladas na mata, que serve para acompanhar os felinos na região. Vídeo de uma câmera instalada no parque mostra a briga rolando entre os animais, que em seguida correm do fogo da câmera.
De acordo com o Projeto Onças do Iguaçu, os pumas, ou onças-pardas, são solitários e territorialistas, com machos e fêmeas ocupando territórios grandes mas que podem eventualmente se sobrepor a territórios de outros pumas. Na época de acasalamento, machos podem percorrer grandes distâncias em busca de fêmeas receptivas.
Quando um macho encontra uma fêmea receptiva, ele pode segui-la por dias, vocalizando e cheirando marcas de cheiro deixadas por ela. A gestação dura cerca de 90 a 96 dias. Durante esse período, a fêmea se retira para uma área isolada para dar à luz e cuidar dos filhotes.
As fêmeas são responsáveis por criar os filhotes sozinhas. Elas cuidam dos filhotes, alimentam-nos com leite materno e ensinam habilidades de caça essenciais. Os filhotes permanecem com a mãe por cerca de 1,5 a 2 anos, aprendendo a caçar e a se tornarem independentes