- Atualizado há 1 mês
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) publicou nesta quinta-feira, 8, o edital para o vestibular de Verão da instituição, com ingresso no primeiro semestre de 2025. Ao todo, são ofertadas 3.934 vagas em 117 cursos dos 13 campi da Universidade.
O período de inscrições começa no dia 19 de agosto e vai até 9 de outubro. O interessado deve se inscrever no Portal do Candidato e pagar taxa de R$ 150 até 10 de outubro, por boleto ou PIX.
É possível solicitar isenção da taxa de inscrição até 22 de setembro. Para isso, o candidato precisa comprovar não poder arcar com o valor, mediante inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que apresente renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.
Ao se inscrever, o candidato pode escolher até dois cursos, um em primeira opção e outro em segunda. Caso não seja aprovado em nenhuma delas na 1ª chamada, automaticamente estará inscrito na lista de espera nas duas opções escolhidas e, caso não seja convocado para a matrícula, continuará concorrendo nas chamadas seguintes, se ainda houver vagas não ocupadas.
Metade das vagas ofertadas no Vestibular é reservada para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Destas, 50% é voltada a cotistas oriundos de famílias com renda bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita. As demais são para candidatos cotistas independente de comprovação de renda familiar. Além disso, há reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e para pessoas com deficiência.
Candidatos autodeclarados pretos e pardos devem apresentar-se às bancas de heteroidentificação, previstas para serem realizadas entre 24 de outubro e 8 de novembro.
A forma de classificação do Vestibular foi alterada na última edição (2024.2). Em um primeiro momento, todos os candidatos concorrerão às vagas de ampla concorrência. Depois, caso não tenham sido aprovados na ampla concorrência, os cotistas passam a disputar as vagas reservadas para as cotas.
Pessoas com deficiência ou com necessidades educacionais específicas poderão solicitar adaptações razoáveis no período de 19 de agosto a 9 de outubro. Para estes candidatos e para lactantes, será possível solicitar no ato de inscrição tempo adicional de 60 minutos para a realização das provas.
O edital do Vestibular prevê ainda a possibilidade de inscrição como treineiro, modalidade voltada a quem quer apenas testar os conhecimentos sem concorrer efetivamente às vagas ofertadas. Candidatos que não tenham a previsão de concluir o ensino médio antes do início do segundo semestre letivo devem obrigatoriamente se inscrever nesta modalidade.
Sobre as provas
De acordo com o edital, serão realizadas duas provas: uma de conhecimentos gerais, com 60 questões objetivas das disciplinas Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna, Filosofia e Sociologia, e outra de redação em língua portuguesa. Para as questões de Língua Estrangeira Moderna, é permitido escolher entre os idiomas espanhol e inglês no momento da inscrição.
As provas serão aplicadas no dia 17 de novembro, de modo presencial, nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus. O ensalamento deve ser disponibilizado a partir de 11 de novembro. A divulgação do resultado está prevista para o dia 14 de janeiro, com a publicação da lista de espera na data seguinte.
Para saber mais, acesse a página do Vestibular e confira o edital.
A novidade desta edição é a oferta dos cursos de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, no Campus Medianeira, Bacharelado em Ciências Biológicas, no Campus Dois Vizinhos, e Engenharia de Produção, no Campus Curitiba.
Tecnologia em Gestão do Agronegócio
A abertura do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio em Medianeira tem a ver com o fato de que a cidade fica no Oeste do Paraná, considerado um polo do agronegócio. No município, o agronegócio representa 44% do PIB e é responsável por 42% dos empregos gerados. Por estes motivos, há uma demanda crescente pela formação de profissionais que agreguem conhecimento ao campo da produção, armazenamento e logística das cadeias produtivas animal e vegetal.
Nesta edição do Vestibular, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio ofertará 24 vagas. As aulas acontecerão no período noturno e a graduação poderá ser finalizada em três anos.
Bacharelado em Ciências Biológicas
O Bacharelado em Ciências Biológicas em Dois Vizinhos será o único da área ofertado em período noturno nas regiões Sudoeste e Oeste do Paraná. Desde 2011, o campus já oferecia vagas na modalidade licenciatura. Agora, além de formar profissionais para atuarem em sala de aula, também passa a disponibilizar formação de biólogos capazes de exercer atividade profissional nas áreas de meio ambiente e biodiversidade, saúde e biotecnologia e produção.
No Vestibular 2025.1, o Bacharelado em Ciências Biológicas está ofertando 18 vagas. Com aulas no período noturno, o curso poderá ser concluído em quatro anos.
Engenharia de Produção
A UTFPR já oferecia o curso de Engenharia de Produção em três campi: Londrina, Medianeira e Ponta Grossa. A partir do primeiro semestre de 2025, o bacharelado iniciará suas atividades também no Campus Curitiba, com aulas na Sede Ecoville.
O objetivo do novo curso é formar profissionais habilitados ao gerenciamento, projeto, melhoria de sistemas de produção de bens e serviços, capazes de integrar aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais. Estes profissionais se caracterizam por melhorar o desempenho organizacional através de decisões proativas e empreendedoras, podendo atuar na indústria, comércio e na área de serviços.
Com duração de cinco anos, o curso será ofertado nos períodos vespertino e noturno. Neste Vestibular, são ao todo 15 vagas disponíveis.
*Com informações da UTFPR