
- Atualizado há 34 segundos
Motoristas de Curitiba relataram ao longo desta segunda-feira (22) dificuldades para utilizar o sistema do EstaR (Estacionamento Regulamentado), o que gerou preocupação entre condutores que precisavam estacionar em vagas rotativas da cidade e temiam receber multas por não conseguirem registrar o pagamento.
Mensagens enviadas à reportagem do Portal Nosso Dia apontavam que o aplicativo apresentava falhas e não permitia a ativação do crédito de estacionamento em alguns momentos. Diante da instabilidade, muitos motoristas ficaram em dúvida sobre como proceder e questionaram se poderiam ser autuados enquanto o sistema permanecesse fora do ar.
A preocupação não é pequena. Estacionar em vagas do EstaR sem a devida regularização é considerado uma infração grave de trânsito. Nesses casos, o motorista está sujeito a uma multa de R$ 195,23 e ao registro de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Curitiba confirmou que houve uma instabilidade temporária no sistema, mas informou que o problema já foi solucionado.
Em nota, a administração municipal esclareceu que nenhum motorista foi multado durante o período em que o serviço apresentou falhas, já que a fiscalização foi interrompida temporariamente até o restabelecimento da operação.
“Houve instabilidade no sistema, mas já foi restabelecido o funcionamento. Ninguém foi multado porque a fiscalização foi interrompida temporariamente no período. Mas se houver alguma dúvida, o motorista pode acionar a Central 156”, informou a prefeitura.
Com o sistema normalizado, a orientação é que os usuários voltem a utilizar normalmente os canais oficiais para ativação do EstaR. Em caso de dúvidas sobre eventuais registros ou funcionamento do serviço, a recomendação é entrar em contato com a Central 156.