A "Estação Nova da Lapa," construída no final dos anos quarenta, é mais do que uma edificação faz parte de um legado de 132 anos de história ferroviária no município, marcados pela chegada da primeira ferrovia à Lapa em 1891. Este monumento presenciou momentos importantes na vida da cidade, mas, infelizmente, encontra-se agora em um estado lastimável de abandono.

PUBLICIDADE

Passado Glorioso e Descaso Atual:

A história da estação se entrelaça com o pioneirismo do turismo férreo, o primeiro do Brasil, lançado no Congresso Nacional da ABAV em 1896, em Brasília. O renomado passeio Curitiba-Lapa-Curitiba, a bordo da Maria Fumaça, transformou-se no mais célebre do turismo ferroviário nacional. Contudo, com a privatização da RFFSA, ambos os projetos foram abruptamente encerrados, e a estação, um ícone da cidade, foi deixada à deriva.

(Foto: Reprodução)

Ciclo de Abandono e Revitalização:

PUBLICIDADE

O abandono não tardou, transformando a estação em abrigo para mendigos e palco de atos criminosos. Uma tentativa de incêndio agravou ainda mais a situação. Porém, graças à mobilização da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, a estação foi tombada como patrimônio histórico. Com recursos do Exército Brasileiro, o restauro começou em 2016, culminando com uma cerimônia de inauguração que celebrava a parceria entre a cidade e o Exército.

Centro de Memória abandonado : um desrespeito com os ferroviários

No local, foi a instalado Centro de Memória Ferroviária Sebastião Pires Furiati e com doação de ferroviários e seus familiares, o espaço, foi destinado a preservar fotografias, objetos, instrumentos, utensílios e equipamentos de época doados por famílias de ex-ferroviários, um tributo vivo à rica história ferroviária da região. Tudo muito bem higienizado, catalogado e colocado em exposição.

Descaso Administrativo Atual:

PUBLICIDADE

Infelizmente, desde o início desta administração, o imóvel foi abandonado sem manutenção , encontrando-se em estado lastimável. Infiltrações de água de chuva e a presença de pombos transformaram o espaço restaurado em um ambiente degradante. O desrespeito para com a história e a memória é evidente, uma afronta à identidade da comunidade lapiana.

(Foto: Reprodução)

Apelo pela Preservação:

Este apelo não é apenas um lamento, mas um chamado à ação. Exigimos que as autoridades competentes intervenham imediatamente para resgatar e preservar este patrimônio cultural. A negligência atual é inaceitável, e a memória da Lapa merece ser respeitada e preservada para as futuras gerações.

Vergonha Nacional:

PUBLICIDADE

A história da Lapa está entrelaçada com as trilhas da ferrovia; não permitamos que essa conexão se perca no esquecimento. Não bastasse o abandono e o descaso com o acervo, no próximo dia 6 de dezembro a “Maria Fumaça” dentro do projeto natalino da Rumo logística , inicia pela Lapa a programação que irá cobrir inúmeros projetos do Paraná e Santa Catarina. O que dará uma grande visibilidade ao local, agora totalmente degradado.

Márcio Assad é formado em Gestão Pública e Gestão em Turismo, com especialização em Direito Ambiental, Arte Educação, Literatura e Cultura. Ocupou Secretarias ligadas as áreas da Cultura, Turismo e desenvolvimento em várias cidades paranaenses.