No dia 28 de março, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou os atendimentos da Linha Saúde Pinhais - Campo Largo, com o intuito de transportar pacientes ao Hospital do Rocio. Somente neste primeiro mês, o serviço atendeu 405 pacientes. 

PUBLICIDADE

Cabe ressaltar que, para ter acesso ao serviço, o usuário deve ter cadastro atualizado na Unidade de Saúde da Família (USF) de referência e, portanto, ser morador de Pinhais. O agendamento deve ser feito com dois dias úteis de antecedência. O veículo possui ar-condicionado, assentos reclináveis e sanitário. A Central de Agendamento tem a atribuição de realizar a distribuição das poltronas de acordo com grupos prioritários e público em geral. 

O Transporte Sanitário Eletivo para realização de exames, procedimentos e consultas de especialidades já é uma realidade desde 2019, quando a Central de Ambulância iniciou os transportes de pacientes crônicos para os Ambulatórios de São José dos Pinhais e Colombo, mediante o Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (Comesp). A partir de 2021, ampliou-se a oferta de exames e consultas em clínicas credenciadas para Agudos do Sul, Araucária e Tijucas. 

Segunda a Semsa, devido à grande oferta de vagas que foram disponibilizadas para a rede de Hospitais em Campo Largo, fez-se necessária nova ampliação do Transporte Sanitário, desta vez para este município.  

PUBLICIDADE

*Com informações da Prefeitura de Pinhais