Horas após imagens religiosas serem destruídas na igreja Matriz de São Mateus do Sul, no Sul do Paraná, dezenas de fiéis se reuniram no espaço para uma missa de reparação. A celebração aconteceu na noite de terça-feira (11), um dia após o ato de vandalismo que destruiu 28 imagens. O suspeito foi preso pela Polícia Civil.

PUBLICIDADE
Fiéis acompanharam missa ao lado de imagens destruídas (Divulgação)

A missa foi celebrada pelo bispo diocesano de União da Vitória, Dom Walter Jorge, que lamentou o ocorrido.

“É a primeira vez que celebro uma missa com esta, penitencial, pedindo a Deus o perdão pelo que aconteceu na Casa de Deus. Confesso a vocês que é um momento bastante triste para mim. Que bom que temos a água benta, que jorra do lado aberto de Cristo para nos purificar. Aspergimos aqui o altar e as paredes desta igreja porque o Templo foi violado, foi maculado. A religião que nos liga com Deus foi desprezada”, disse o bispo.

A paróquia agora irá fazer uma avaliação das imagens que ainda são possíveis de restauração.

Celebração aconteceu horas após vandalismo (Divulgação)

Prisão

De acordo com a Diocese de União da Vitória, o suspeito tem 35 anos e foi preso na mesma tarde da invasão. Ele foi detido após furtar um celular e foi reconhecido por testemunhas como o invasor.

PUBLICIDADE

A Polícia Civil informou que o depoimento indica que a ação foi de vandalismo e, a princípio, não teve cunho religioso. Na hora da prisão, o suspeito estava sob efeitos de drogas. O autor vai responder por destruir objetos de devoção, além do furto do celular.

Imagens destruídas

Ao todo, 28 imagens religiosas foram quebradas na última segunda-feira (10).

“Quem fez isso, fechou a porta da igreja para ninguém ver. Estamos muito tristes, mas já estamos tomando as devidas providências e analisando as imagens das câmeras", disse o padre Diego Ronaldo Nakalski, vigário paroquial.

Segundo a paróquia, foram quebradas imagens na sala dos santos, do batistério, a imagem do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora da Assunção.

PUBLICIDADE