PUBLICIDADE
Saúde /
DIA A DIA

Secretário confirma seis casos notificados de intoxicação por metanol no PR e diz: “Outros vão surgir”

Três pacientes estão tomando o antídoto de etanol e, conforme o secretário, infelizmente outros casos vão surgir
Três pacientes estão tomando o antídoto de etanol e, conforme o secretário, infelizmente outros casos vão surgir

Luiz Henrique de Oliveira e Geovane Barreiro

06/10/25
às
10:56

- Atualizado há 1 mês

Compartilhe:

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, confirmou seis notificações por intoxicação com metanol no Paraná. Destes, dois pacientes, moradores de Curitiba, são casos confirmados. Três pacientes estão tomando o antídoto de etanol e, conforme o secretário, infelizmente outros casos vão surgir.

A declaração foi feita pelo secretário durante a manhã desta segunda-feira (6), na inauguração do Hospital e Maternidade de Rio Branco do Sul.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“Metanol é uma ingesta de bebida que está sendo adulterada. É um caso de polícia e isso está sendo investigado. Temos que trabalhar para atender aos paranaenses e tomar cuidado na ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente em doses e drinks, para que a gente possa passar por este momento”, afirmou Beto Preto.

Casos confirmados

A Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba confirmaram neste domingo (5) os dois primeiros casos de intoxicação por metanol em Curitiba, após ingestão de bebida alcoólica. São as primeiras confirmações do Paraná.

Os pacientes, dois homens, de 60 e 71 anos, residentes de Curitiba, consumiram bebida alcoólica destilada e permanecem internados em hospitais da capital.

A confirmação foi possível após análises laboratoriais de amostras de sangue, que identificaram concentração de metanol. Os exames estão sendo realizados pela Polícia Científica do Paraná, a partir de solicitação da Sesa, conforme protocolo estabelecido no Estado.

Cada caso é analisado individualmente pelas equipes médicas, que definem a conduta de tratamento conforme a gravidade do quadro. No caso do homem de 60 anos, que está com quadro grave, mas estável, foi indicada a administração do antídoto para intoxicação por metanol (o etanol farmacêutico). O Ministério da Saúde realizou o envio do medicamento neste sábado (4), diretamente ao serviço de saúde onde o paciente está internado.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias