Com a reeleição de 69% dos votos na bagagem, o governador Carlos Massa Ratinho Jr reassume o Governo do Paraná, nesta segunda-feira (17), após viagem ao exterior. Por ora, a grande expectativa é de que forma acontecerá a nova composição do Governo Estadual, principalmente no primeiro escalão.

PUBLICIDADE
Ratinho Junior se encontra com Bolsonaro e espera liberação para apoio
Governador Carlos Massa Ratinho Jr. Foto: Nosso Dia

Nos bastidores, Ratinho Jr deve se debruçar sobre as tratativas de mudanças no secretariado apenas depois da Eleição Presidencial do 2º turno. O que já se diz é que a configuração dos novos nomes depende do presidente eleito.

Naturalmente, aqueles que estarão à frente das principais secretarias do Estado terão de ter maior facilidade de relação com o Governo Federal. Por isso, a necessidade de entender o xadrez político nessa composição.

Definições

Até então, um nome pode já ter sido sinalizado no primeiro escalão - independente do presidente eleito - que é: Beto Preto, na Secretaria de Saúde. Eleito deputado federal, Beto Preto reassume a pasta e abre vaga para o primeiro suplente, nesse caso, Rodrigo Estacho, que é atualmente deputado estadual.

PUBLICIDADE

Outro ponto importante na composição da nova equipe de Ratinho Júnior para o 2º mandato seria o fortalecimento da estrutura técnica. Ou seja, secretários e diretores que não tenham pretensão política e possam colocar em prática as principais obras e projetos do plano de governo.

Os mais otimistas apoiadores de Ratinho Júnior já enxergam que, com um bom andamento do seu 2º mandato, ele será automaticamente alçado entre as opções para a Eleição Nacional de 2026.