O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, não poupou criticas a possibilidade da nova concessão de pedágio, prevista para 2023, abranger a apenas o de manutenção, em que não há novas obras previstas em contrato. Essa foi a proposta de campanha do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e defendida durante o governo de transição. Em declaração dada antes de ser empossado para mais quatro anos de mandato, nesta terça-feira, Ratinho Junior afirmou: "Não seremos enganados de novo".

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Antiga praça de Pedágio BR-227– São Luiz do Purunã - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Para o governador, a defesa do Paraná será por uma tarifa de menor preço, com licitação na bolsa de valores, sem ser um pedágio caipira. "O que queremos é a tarifa de menor preço, na bolsa de valores e com obras previstas, que nunca abrimos mão. Não queremos pedágio caipira, só de manutenção, não seremos enganados de novo. Pedágio só para pintar faixa, não queremos", disse.

Ratinho Junior afirmou ainda que a luta será por um pedágio que também leve obras ao Paraná. "Queremos a duplicação de Curitiba a Foz, Guaíra a Curitiba e Jacarezinho a Curitiba. Nós estamos aberto ao dialogo com o novo governo, mas queremos a melhor solução para o Paraná e que essa questão avance. Nas estradas estaduais, vamos esperar o novo governo apresentar a modelagem, se não avançar, vou fazer um pedágio próprio", destacou.

Estava previsto ainda para 2022 duas licitações de novas praças de pedágio no Paraná, mas um pedido Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná ao Ministério da Infraestrutura suspendeu a licitação, sob a alegação de que, com a mudança no Governo Federal, devido à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o processo de dois dos seis primeiros lotes, previsto para dezembro, se tornaria um problema. Além disso, a frente afirma, que dá forma que estava previsto, a concessão traria uma tarifa mais cara do que a anterior.

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Em entrevista ao Portal Nosso Dia, em novembro, o deputado estadual Arilson Chiorato (PT), coordenador da Frente Parlamentar, disse que o modelo proposto traria uma tarifa 30% mais cara do que era antes, quando o Paraná já cobrava valores altos. Ele ainda defendeu justamente o contrário do governador, uma tarifa de manutenção.

"A gente pede a suspensão porque o governo atual quer fazer agora em dezembro, em cima da hora. O governo Lula quer uma tarifa mais barata, uma tarifa de manutenção, com licitação mais baixa, e indo discutindo novas obras, para aí sim aumentar o valor", falou à época.

Após a declaração do governador nesta terça, Chiorato usou o Twitter para critica-lo. "Pedágio bom para o Ratinho Júnior é o pedágio CARO! Se aliou ao Jair Bolsonaro para dar um estelionato nos usuários, deixando pra depois da eleição o leilão! PERDEU Ratinho!", disse.