Paraná /
POLÍTICA

Um dos mais jovens presidente da Alep, Curi destaca compromisso com transparência e inovação

Em entrevista após a eleição, Curi garantiu que a Alep vai criar mais mecanismos para aumentar o trabalho, a transparência e a austeridade com os recursos públicos
Deputado Alexandre Curi - Foto: Orlando Kissner/Alep
Em entrevista após a eleição, Curi garantiu que a Alep vai criar mais mecanismos para aumentar o trabalho, a transparência e a austeridade com os recursos públicos

Luiz Henrique de Oliveira

13/08/24
às
10:26

- Atualizado há 2 anos

Compartilhe:

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

Após ter sido o deputado estadual mais votado do Paraná em 2022, com 236.926 votos, Alexandre Curi (PSD) será, aos 45 anos, um dos mais jovem da história da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a partir de fevereiro do ano que vem. Antes dele, Orlando Pessuti presidiu a Alep aos 40 anos, de 1993 a 1995. A chapa encabeçada por Curi foi eleita nesta segunda-feira (12), sob a promessa de avanço na transparência e na inovação dentro da Casa.

Em entrevista após a eleição, Curi garantiu que a Alep vai criar mais mecanismos para aumentar o trabalho, a transparência e a austeridade com os recursos públicos.

“Vamos avançar na transparência, inovação, economia e sustentabilidade. Queremos total acesso da população sobre os gastos da Assembleia Legislativa, com o lançamento de um novo portal. Vamos em busca do selo diamante de transparência. A minha linha será de transparência, inovação e de trazer a Inteligência Artificial (IA) para facilitar a chegada da informação à população”, descreveu.

O futuro novo comandante da Alep destacou ainda a proporcionalidade e participação da oposição na formação da chapa vitoriosa. “Representamos a proporcionalidade, com duas mulheres e pela primeira vez uma mulher como vice-presidente (Flávia Francischini – União) . Temos dois deputados da oposição na chapa, avançando no dialogo com todos os partidos”, destacou.

Neto de Anibal Khury, presidente da Alep por diversas vezes, o deputado salientou que é um sentimento de emoção ocupar o mesmo posto que o avô, mas reiterou que o momento é diferente. “Sentimento de muita emoção. Eu vi meu avô ser presidente desta Casa. Tenho orgulho de ter um sobrenome tão importante no Paraná, mas também reconheço que a Assembleia de 1998 é diferente de 2024. Hoje, a população clama por economia, transparência e sustentabilidade. É um orgulho enorme, mas assumo com novas ideias e objetivos diferentes de avançar o poder Legislativo”, salientou.

A nova Mesa Executiva da Assembleia para o biênio 2025-2027: (esq. p/ dir.) deputado Moacyr Fadel (PSD), terceiro vice-presidente; deputado Delegado Jacovós (PL), segundo vice-presidente; deputada Flávia Francischini (União), primeira vice-presidente; deputado Gugu Bueno (PSD), primeiro-secretário; deputado Alexandre Curi (PSD), presidente; deptuada Maria Victoria (PP), segunda-secretária; deputado Requião Filho (PT), terceiro-secretário; deputado Alexandre Amaro (Republicanos), quarto-secretário; e deputado Goura (PDT), quinto-secretário. Créditos:Valdir Amaral/Alep

Curi finalizou destacando que a transição com a atual Mesa Diretiva será tranquila, até por ele fazer parte dela. “Transição normal, já cuido da parte administrativa. Vamos dar continuidade no trabalho, temos uma comissão que cuida da transparência da Casa e queremos, a partir de novembro, estar entre as três mais transparentes do país (hoje é a 7°). Somos a única do Brasil que devolve 30% do orçamento”, concluiu.

Eleição

O mandato da nova chapa vai até 31 de janeiro de 2027. A chapa Fortalecimento e União do Poder Legislativo foi eleita por unanimidade entre os deputados votantes, com 53 votos favoráveis.

Também faz parte da nova Comissão Executiva da Assembleia a deputada Flávia Francischini (União), que assume como a primeira vice-presidente. Esta é a primeira vez na história que uma mulher assume o cargo. Completam o grupo o deputado Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente, e o deputado Moacyr Fadel (PSD), que se torna o terceiro vice-presidente. A terceira secretaria fica sob o comando do deputado Requião Filho (PT), seguido pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que permanece como quarto-secretário, e pelo deputado Goura (PDT), que será o quinto-secretário.

TÁ SABENDO?

POLÍTICA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias