
- Atualizado há 2 anos
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter
O primeiro fim de semana de março foi a data escolhida para os primeiros mutirões de recolhimento de lixo eletrônico de 2024. Neste sábado (2/3), a Prefeitura de Curitiba vai recolher aparelhos eletrônicos estragados ou sem uso em nove pontos da cidade, das 9h às 15h.
Podem ser levados computadores, geladeiras, smartphones, fornos elétricos, micro-ondas, aparelhos de som, ventiladores, desumidificadores, torradeiras, batedeiras, aspiradores, secadores, calculadoras, câmeras digitais, rádios, tablets, notebooks, impressoras, carregadores de celular, cabos, entre outros.
Os mutirões de recolhimento do lixo eletrônico são realizados a cada três meses, no primeiro sábado do mês, e coordenados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O recolhimento dos resíduos eletrônicos será feito por associações do programa Ecocidadão.
As peças serão separadas e encaminhadas para darem origem a outros bens. O plástico presente nos aparelhos pode ser usado como matéria-prima para novos produtos, gerando mais sustentabilidade na cadeia produtiva.
A diretora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem, explica que, além de colaborar com as famílias dos integrantes das associações do Ecocidadão, levar o lixo eletrônico aos mutirões reduz o risco de descarte incorreto. “Em aterros sanitários ou bota-fora irregulares, os compostos químicos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos”, alerta.
Continua disponível o recolhimento do material, também, no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), no Cabral. Quem faz o recolhimento é a Reciclemais, do Ecocidadão, todas as primeiras sextas-feiras do mês. São levados os materiais gerados no local, assim como os de funcionários do Ippuc e de moradores da primeira quadra da Rua São Pedro, onde fica o ICI.
Mais informações sobre o descarte correto de resíduos e os serviços disponíveis estão no site coletalixo.curitiba.pr.gov.br e no site da Família Folhas.
*Com informações da SMCS