- Atualizado há 2 anos
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Após o novo desvio na BR-277, devido ao afundamento de pista no km 33,5, na pista sentido Litoral, o líder do Governo do Paraná na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o deputado estadual Hussein Bakri (PSD), afirmou que a rodovia dá sinais de que é preciso correr com a nova concessão de pedágio. Ele voltou a afirmar que a ‘bola’ está com o Governo Federal, que precisa tomar uma decisão sobre o tema.
“Os episódios estão mostrando que é preciso ter presa. Temos rodovias intransitáveis, viagens demoradas e é preciso ter uma definição do Governo Federal sobre o pedágio. Vai depender do Governo Federal, acredito em um acordo. Se o Ministério dos Transportes tomar uma decisão positiva, avançamos, caso contrário, toma-se outra decisão”, afirmou o deputado.
O imbróglio sobre os pedágios voltou a evidência depois de, na última sexta-feira (3), o Governo Federal cancelar a vinda do ministro dos Transportes Renan Filho a Curitiba, quando seria assinada a liberação das rodovias para a concessão dos primeiros lotes. A partir de então, pouca definição e muita jogada política, com um prazo até o fim de março, dado pelo próprio deputado Hussein Bakri, para que o governador Ratinho Junior tome uma decisão sobre o pedágio.
“Quando Ratinho assumiu o governo, o objetivo era o término deste assalto a mão armada que tínhamos, Foi discutido um novo contrato, em que o Paraná inteiro participou. Chegamos a um bom modelo, que foi discutido pela sociedade e submetido à Brasília, homologado pelo TCU (Tribunal de Contas União) em outubro de 2022. Começou no governo passado e está no governo de agora, para uma definição sobre o novo modelo”, afirmou.
O principal imbróglio para a concessão do novo pedágio está no modelo proposto. Enquanto o Governo do Paraná quer uma tarifa com garantia de obras, o Governo Federal defende uma tarifa de manutenção, com aporte financeiro para novas obras vindo por meio de cauções no tesouro nacional, o que reduziria em até R$ 12 a tarifa, segundo o presidente da Frente Parlamentar do Pedágio no Paraná, o deputado Arilson Chiorato (PT).
Segundo o deputado, o governador foi até Brasília onde se reuniu com o ministro Renan Filho e aceitou pequenas mudanças no modelo de pedágio. “Estamos abertos ao diálogo. Falta habilidade política em que? Estamos tratando com uma rodovia federal e não quero culpar esse governo de agora, porque são três meses apenas, mas é um problema sério”, ponderou.
Por fim, o deputado voltou a reiterar que a definição de agora está exclusivamente com o Governo Federal. “A bola está com eles. Deve estar havendo essa conversa para uma solução o mais breve possível. Em paralelo, o governador em exercício (Darcia Piana), pediu uma recuperação emergencial para o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes)”, concluiu.
Caso o a proposta de concessão não venha como o Governo do Paraná quer, o governador Ratinho Junior estuda não liberar as rodovias estaduais, fazendo outras concessões para elas.