
- Atualizado há 8 segundos
O ex-prefeito de Curitiba e atual secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca (PSD), é o nome mais competitivo do seu partido na disputa pelo Governo do Estado, entre os que poderão receber apoio fundamental do governador Carlos Massa Ratinho Júnior. É o que aponta a nova rodada da pesquisa Realtime Big Data sobre o cenário eleitoral do Paraná, realizada nos dias 25 e 26 de novembro de 2025. O senador Sérgio Moro (União Brasil) segue liderando todos os cenários testados.
Os dados constam no relatório de 1.200 entrevistas, com margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Moro aparece na frente
A pesquisa avaliou quatro cenários estimulados para a eleição ao governo, e Sérgio Moro lidera todos:
Mesmo com a inserção de diferentes nomes do PSD, a vantagem de Moro permanece estável, consolidando-o como principal pré-candidato no momento.
Greca desponta como o melhor nome do PSD
O desempenho de Rafael Greca no cenário 3, 22% das intenções de voto, o coloca como o melhor colocado entre os pré-candidatos do PSD. Até o momento, o governador do Paraná, Ratinho Jr., ainda não definiu um nome para o governo, com o secretário de Cidades, Guto Silva, e o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, estando bem cotados. Pesquisas apontam que o governador será grande puxador de votos e deverá fazer a diferença quando decidir o nome que apoiará.
Rejeição dos candidatos
A pesquisa também mediu rejeição, com resultados que podem influenciar a definição partidária:
Apesar de aparecer melhor nas intenções de voto entre os candidatos do PSD, Greca também registra rejeição elevada, embora inferior à de Moro e Requião Filho.
Ratinho Jr. lidera para o Senado
A pesquisa também mediu cenários para as duas vagas ao Senado, e o governador Ratinho Jr. (PSD) lidera com folga:
Consolidado (cenário 1): Ratinho Jr. 31%, seguido por Cristina Graeml (14%), Deltan Dallagnol (13%) e Filipe Barros (13%).
No detalhe do primeiro voto, Ratinho Jr. chega a 41%, indicando forte capital político mesmo após dois mandatos à frente do Estado.
Avaliação positiva
A gestão estadual mantém elevado índice de aprovação:
Aprovação: 85%
Avaliação “ótimo/bom”: 62%
Regular: 28%
Ruim/péssimo: 9%
Além disso, 63% dos entrevistados afirmam que o Paraná está melhor que outros estados brasileiros, um dado que ajuda a explicar o desempenho de candidatos alinhados ao governo estadual.
Eleitorado quer continuidade
Outro ponto que favorece a base governista é a expectativa do eleitorado sobre o próximo governador: