Copo na mão é uma realidade para quem frequenta casas noturnas, raves e qualquer outro tipo de balada. Tirando os novos idosos da geração dos 30 anos, é comum dançar e permanecer com o que está tomando nas mãos, sem qualquer proteção. O Estado do Paraná quer obrigar as casas noturnas a oferecer tampas ou proteções de copos aos consumidores.

PUBLICIDADE

Esse o projeto de lei é das deputadas Maria Victória (PP), Mabel Canto (PSDB) e Cristina Silvestri (PSDB) e já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposta prevê advertência e multa aos estabelecimentos que não cumprirem a determinação, que pode chegar a 500 vezes a Unidade Padrão Fiscal do Paraná (UPF/PR).

A proposta atinge locais com alvará de funcionamento para 100 ou mais pessoas, ou que comercialize bebidas alcoólicas para consumo no local.

Valor

A ideia do projeto de lei é triplicar a multa “quando se verificar que em virtude da situação econômica do infrator a penalidade aplicada se apresente ineficaz”. Cada unidade de valor (atualizados de maio de 2022), corresponde a R$ 125,97. Esses dados são da Secretaria de Estado da Fazenda,

PUBLICIDADE

Vídeo

Sob alegação de veracidade questionável das imagens, a polêmica do copo teve alcance maior após a divulgação desse vídeo nas redes sociais. Um homem é flagrado colocando 'algo' no copo de uma mulher, que está ao lado de uma amiga. Todos estão em uma festa rave. Assista: