PUBLICIDADE
Cidades /
DIA A DIA

Com representantes de todo o Brasil, evento em Pinhais debate o impacto da reforma tributária nos municípios

Evento reuniu especialistas para discutir as mudanças recentes na legislação e como elas afetam as cidades
Prefeita Rosa Maria em fala durante o evento em Pinhais (Foto: Nosso Dia)
Evento reuniu especialistas para discutir as mudanças recentes na legislação e como elas afetam as cidades

Luiz Henrique de Oliveira e Geovane Barreiro

09/05/25
às
15:58

- Atualizado há 5 horas

Compartilhe:

Com representantes de todo o Brasil, Pinhais recebeu, nesta sexta-feira (9), a 2ª edição do Tax Day Pinhais, com o tema “Reforma Tributária e seus impactos na fiscalização municipal”. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento (Sepfo), em parceria com a FiscoPinhais, reuniu especialistas para discutir as mudanças recentes na legislação e como elas afetam as cidades.

A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destacou a relevância de compartilhar conteúdo para qualificar as equipes das cidades sobre a Reforma Tributária, que começará a ter tributos testados em 2026. “Nós temos o desafio de incrementar as receitas sem aumentar os impostos aos contribuintes. Arrecadar mais, diminuir a sonegação e se tornar mais eficiente na entrega dos serviços à população”, destacou.

Um exemplo de gestão de Pinhais compartilhado no encontro foi a forma com que se buscou a solução para o novo Hospital de Pinhais, que deverá ser entregue ainda neste ano. “Nosso novo hospital é uma Parceria Público-Privada (PPP) e veio como pauta, porque é uma inovação. Isso ocorreu com muitos estudos e responsabilidade. Compartilhando isso, estamos contribuindo para outras cidades”, disse a prefeita, que concluiu falando sobre a importância do Tax Day Pinhais.

“Agora é um evento de dois em dois anos e isso aumenta muito a responsabilidade, tanto que faz parte do calendário oficial da cidade. Vamos qualificar as equipes e fazer boas trocas com quem nos visitar. Assim, ensinamos e aprendemos”, concluiu.

O secretário de Planejamento de Pinhais, José Luís Xavier Pedroza, falou que com o evento Pinhais mostrou que está na vanguarda quando o tema é receita municipal. “A reforma tributária é desejada e necessária. O Congresso avançou a duras penas, agora vamos navegar dentro de uma lei que nunca é perfeita e buscar um arcabouço de receitas para investimentos nos municípios. Estamos animados e tranquilos. Preparados no sentido de que as receitas aumentaram e Pinhais dará condições para a ampliação dos serviços”, disse.

Presente no evento, o secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, comentou como a Reforma Tributária vai impactar nas cidades. “Mexe com a vida atual e futura, porque estados e municípios precisam financiar os serviços à população e fazer investimentos. O Brasil está dando o passo de criar um imposto mais moderno sobre o consumo, embora o mundo tribute a renda. Muitas concessões e isenções foram feitas no Congresso. O espírito não é aumentar a carga tributária”, explicou.

O objetivo do encontro foi capacitar auditores, fiscais e profissionais da área tributária, apresentando práticas fiscais e debater os desafios da gestão fiscal municipal perante a reforma tributária. Representantes de prefeituras de cidades de todo o Brasil estiveram no evento.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias