PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Cohab Curitiba festeja 60 anos com homenagens; neste sábado tem entrega de casas

As comemorações continuam neste sábado (10/5) com a entrega de 72 casas do Moradias Vila Divino, no Atuba
Cohab Curitiba comemora 60 anos de fundação. Curitiba, 08/05/2025. Foto: Rafael Silva
As comemorações continuam neste sábado (10/5) com a entrega de 72 casas do Moradias Vila Divino, no Atuba

Redação*

09/05/25
às
16:31

- Atualizado há 6 horas

Compartilhe:

Com o auditório do Complexo Imap Barigui lotado por autoridades, pessoas de diversas comunidades e funcionários, a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) comemorou os 60 anos de fundação nesta quinta-feira (8/5). A cerimônia, que contou com a participação do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, foi marcada por homenagens e o lançamento da nova identidade visual da Companhia. 

As comemorações continuam neste sábado (10/5) com a entrega de 72 casas do Moradias Vila Divino, no Atuba.

“Estou feliz em estar aqui celebrando o papel fundamental desta companhia. Não existe cidade se não houver emprego e moradia. Por isso, a Cohab é uma prioridade da gestão Eduardo Pimentel, porque sua função é ser estrutura da dignidade da população curitibana.  Estamos confiantes na equipe da Cohab, liderada pelo presidente André Baú, para o cumprimento da meta de gerar 20 mil novas moradias nos próximos anos”, destacou Paulo Martins.

Fundada em 8 de maio de 1965, a companhia já beneficiou mais de 165 mil famílias, com a entrega de lotes, casas, sobrados, apartamentos e regularização fundiária. São mais de 700 empreendimentos espalhados por 40 dos 75 bairros de Curitiba. Ao longo das décadas, a Cohab impulsionou o crescimento ordenado de bairros como Sítio Cercado e CIC, os dois mais populosos da cidade, além de outros como Tatuquara e Ganchinho.

Novo momento

Na abertura do evento, o presidente André Baú apresentou a nova identidade visual da Cohab, que marca um novo momento na trajetória da companhia, com a retomada do protagonismo frente à política de habitação de interesse social, com uma gestão voltada a diversificar as modalidades de atendimento para ampliar o acesso à casa própria.

“Estamos atuando principalmente em dois grandes eixos, a construção de moradias para as faixas 1 e 2 com recursos do nosso Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social e do FGTS em parceria com a Caixa Econômica, e na regularização fundiária para agilizar os processos. Além disso, também estamos inseridos no projeto de redesenvolvimento do Centro, com a contratação de projetos de habitação e de retrofit, para implantação do aluguel social que em breve será regulamentado”, explicou Baú.

Nos primeiros quatro meses de gestão, a Cohab foi consultada por construtoras para parcerias em quase 12 mil unidades habitacionais, das quais mais de 4 mil já estão em vias de contratação. Nas próximas semanas, será lançado um novo edital de credenciamento para empresas parceiras, com novos valores e faixas, garantindo incentivos fiscais tanto para as construtoras como também para os inscritos na fila da Cohab.

O evento de 60 anos da Cohab Curitiba contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, banco parceiro da Prefeitura de Curitiba na realização de projetos habitacionais. Além de Paulo Martins e André Baú, compuseram a mesa de autoridades o superintendente da Caixa, Denis Willian Ramos; o deputado federal Beto Richa; o presidente da Câmara Municipal, vereador Tico Kuzma; o líder do prefeito na Câmara, vereador Serginho do Posto; a promotora do Ministério Público Aline Bahr; e o líder comunitário Edson do Parolin. 

“Representar a Caixa em um momento como esse é motivo de muito orgulho, porque o nosso propósito também é transformar a vida das pessoas. Somos um banco que tem um papel social na habitação e infraestrutura, em parceria com os municípios”, disse o superintendente da Caixa Econômica, Dênis Willian Ramos.


⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Homenagens

A diretoria da Cohab prestou uma homenagem póstuma a Ivo Arzua, o prefeito que criou a Cohab em 1965. Uma placa de reconhecimento pelo importante legado foi entregue à filha dele, Elaine Arzua, que esteve acompanhada de sua irmã Regina. No mesmo ano da fundação, foi iniciado o primeiro conjunto habitacional, a Vila Nossa Senhora da Luz, na CIC – com 2,1 mil casas entregues no ano seguinte, em evento com a presença do presidente Marechal Castelo Branco e do governador do Paraná na época, Paulo Pimentel.

Quatro ex-presidentes da companhia participaram da cerimônia: Mounir Chaowiche, João Elias de Oliveira, Ibson Campos e José Lupion Neto. O evento contou ainda com a presença de diversos secretários municipais, administradores regionais e vereadores, que entregaram uma homenagem da Câmara para o presidente André Baú.

Também foram homenageados quatro funcionários da Cohab com mais de 40 anos de trabalho na companhia: Marcos Walkowski, William Bescrovaine, Osmar Schuarça e João Carlos Borges da Fontoura. Em seguida, a Associação de Funcionários da Cohab (Afuc) entregou para o líder comunitário Edson do Parolin, uma homenagem a todas as lideranças comunitárias da cidade, que possuem um papel essencial na intermediação entre o poder público e a população.

Lideranças de diversos bairros estiveram presentes com suas comunidades no evento: Cleosa Ramos, do Fazendinha; Gleino César, da Vila Nina; Damareis Carlos da Silva, o Milico do Cajuru; Alessandra Paes, da Vila Betel; ⁠Neemias Portela, da Vila Autódromo; ⁠Eryka Rodrigues, do Corbelia; Eva de Oliveira, do Boa Esperança; ⁠Vânia Maria, do Campo do Santana; ⁠Rosenilda de Paula, a Nenê da Vila Santos Andrade; e Gean Francisco de Oliveira, da Vila Divino.

Entrega de casas

As comemorações pelos 60 anos da Cohab continuam no sábado (10/5) com a entrega de 72 novas moradias na Vila Divino (Atuba). As casas construídas com 100% de recursos municipais serão destinadas a famílias vulneráveis das margens do rio Atuba.

São moradias de ótima qualidade, que contam com paineis fotovoltaicos para geração de energia elétrica a partir da captação de radiação solar. O sistema garante economia financeira para as famílias ao mesmo tempo em que colabora com a mitigação dos efeitos climáticos, ao utilizar uma energia limpa e renovável.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias