Blog /
OPINIÃO

A melhor escola de empreendedorismo ainda é empreender

Máquina de cartão que não funciona, colaborador que não aparece para trabalhar, fornecedor que não entrega a mercadoria...
Máquina de cartão que não funciona, colaborador que não aparece para trabalhar, fornecedor que não entrega a mercadoria...

Por Leandro Krug

25/04/22
às
6:25

- Atualizado há 3 anos

Compartilhe:

Cursos! E mais cursos! Durante a pandemia não foi apenas a proliferação do vírus que aconteceu. Com o objetivo de suprir as necessidades e os desejos de uma população que estava se protegendo e buscando reorientar seu destino profissional, uma série de ofertas de cursos prometeram aos que o fizessem, a capacidade de criar um negócio do zero e faturar milhares ou até milhões de reais. Alguns com bons conteúdos, outros verdadeiros engodos, que aproveitaram a ansiedade coletiva para trazer faturamento certamente para pelo menos um empreendedor: o vendedor do curso!


Há 20 anos ministrei meu primeiro curso de vendas, e desde então tive a oportunidade de ser professor de Empreendedorismo e outras disciplinas em cursos de pós graduação e palestrar para milhares de pessoas, além de ser gestor de projetos no Sebrae. Ou seja, eu acredito o conhecimento pode fazer muita diferença ao empreendedor! Contudo, ao observar centenas de empreendedores dos mais diversos tipos de negócio, nas consultorias que realizei durante esse mesmo período, e a minha própria experiência como empreendedor me mostrou que existe uma capacitação que só ocorre quando se toma a decisão efetiva de empreender. 


Sendo assim, é com essa vivência que posso dizer que o aprendizado empreendedor só é elevada a máxima potência quando alguns desafios se apresentam: uma máquina de cartão que não funciona, um colaborador que não aparece para trabalhar, um fornecedor que não entrega a mercadoria, um concorrente novo que aparece com práticas pouco ética, um contrato de locação que esconde armadilhas que só conhece na rescisão. Se você quer aprender a empreender, a melhor escola é empreender.

TÁ SABENDO?

OPINIÃO

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias