PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

VÍDEOS: Onça-parda é encontrada em sítio no Paraná e devolvida à natureza no mesmo dia

A equipe do órgão ambiental foi acionada, e após confirmarem a presença do predador, instalaram uma armadilha no local para capturar o animal em segurança
Foto: IAT Maringá
A equipe do órgão ambiental foi acionada, e após confirmarem a presença do predador, instalaram uma armadilha no local para capturar o animal em segurança

Redação com AEN

24/05/25
às
11:48

- Atualizado há 4 semanas

Compartilhe:

Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) fizeram nesta sexta-feira (23) a captura e a soltura de uma onça-parda (Puma concolor) encontrada em um sítio em um distrito rural de Marialva, no Noroeste do Estado. O felino foi capturado atendendo a pedidos de moradores, que suspeitavam que animais da região estavam sendo caçados por uma onça. A equipe do órgão ambiental foi acionada, e após confirmarem a presença do predador, instalaram uma armadilha no local para capturar o animal em segurança. (Assista a vídeo da soltura e da captura da onça no decorrer da reportagem)

Em seguida, os agentes monitoraram o dispositivo regularmente aguardando a chegada do animal. A onça foi capturada uma semana após a instalação da armadilha, na madrugada desta sexta-feira. Como o animal estava sem ferimentos, ele pôde ser devolvido à natureza no mesmo dia.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

O Puma concolor possui pelagem acastanhada em quase todo o corpo, à exceção da região ventral, que é mais clara. É um felino adaptável, capaz de viver em ambientes montanhosos, desertos ou florestas. O peso e o tamanho da espécie costumam variar dependendo da região. São animais carnívoros solitários e territorialistas, com hábitos noturnos, e que se alimentam principalmente de pequenos mamíferos e aves.

Assista aos vídeos feitos pelo IAT:

DENUNCIE – Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.

Foto: IAT Maringá

Se preferir, outra opção é ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias