- Atualizado há 8 segundos
O segundo vereador mais votado em Curitiba nas eleições de 2024, Guilherme Kilter (Novo), afirmou em vídeo publicado na rede social Instagram, nesta terça-feira (4), que irá pedir a cassação do título de cidadão honorário concedido a Gilmar Mendes no ano de 2002. A declaração foi feita após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmar que Curitiba “ficou mal afamada” pela atuação do senador e ex-juiz Sérgio Moro (União-PR) e da força-tarefa da Operação Lava Jato, fazendo uma comparação com a participação da cidade no período da ditadura militar (1964-1985). (Assista ao vídeo feito pelo vereador no fim da reportagem)
A declaração de Gilmar Mendes ocorreu na cerimônia que concedeu ao magistrado o título de Cidadão Honorário de Brasília na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Gilmar Mendes é crítico da Lava Jato, a qual já se referiu como “verdadeira organização criminosa”, que envolveu “uma série de abusos de autoridades, desvio de dinheiro e violação de uma série de princípios”. No aniversário de dez anos da operação, em março deste ano, o ministro disse ter sido a primeira voz a se levantar contra os “abusos” da força-tarefa, como as prisões alongadas em Curitiba e as delações inconsistentes.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
No vídeo com críticas a Mendes, Kilter, que é apadrinhado pelo ex-procurador da Lava Jato, Deltan Daalagnol, afirmou que Mendes é quem envergonhou o país com as medidas que tomou como ministro do STF. “A Lava Jato é motivo de orgulho e você envergonhou o Brasil, quando anulou as condenações de José Dirceu, suspendeu o inquérito de Beto Richa, soltou a esposa de Sérgio Cabral, blindou Arthur Lira de investigação por desvio de dinheiro e arquivou a investigação de Valdemar da Costa Neto por corrupção”, iniciou.
Em seguida, o vereador eleito pediu que Gilmar Mendes lave a boca para falar de Curitiba. “Lave a sua boca para falar de Curitiba. Como vereador eleito eu vou fazer tudo o que está em meu alcance para impedir você de escrever essa narrativa que tenta apagar a história de combate à corrupção que começou em Curitiba. Assim que eu tomar posse, vou protocolar um projeto para cassar o seu titulo de cidadão honorário de Curitiba e outro para reconhecer a cidade de Curitiba como berço de combate à corrupção. Você não é bem-vindo aqui”, concluiu.