- Atualizado há 3 anos
A maquiagem vai muito além de um simples complemento estético, ela também atua no processo de aceitação, autoconfiança, ajuda a reforçar a imagem pessoal e profissional. Desde sempre, os padrões que nossa sociedade nos impõe são muitas vezes cruéis, o culto à beleza é um deles, o que é considerado belo é exaltado e o contrário simplesmente excluído.
Com este conceito distorcido de padrão de beleza, muitas pessoas sentem-se “fantasiadas” quando usam algum tipo de maquiagem na tentativa de se encaixar nesse tal “padrão”, distorcendo, assim, o conceito do uso da maquiagem.
No âmbito profissional, e para algumas profissões específicas, temos de entender que a maquiagem é vista como credibilidade e pode ser essencial para que essa imagem se mantenha. Dependendo da profissão escolhida, a maquiagem se faz necessária e é exigida pelo contratante, e mais que isso, pode ser determinante para a imagem que a empresa passa para seus clientes.
Comissárias de bordo, gerentes de instituições financeiras, advogadas, são alguns exemplos de profissões que vendem usando a imagem da credibilidade. Imagine uma dessas profissionais te atendendo descabelada, com “cara lavada”, com direito a olheiras marcadas, sem o menor cuidado, no melhor estilo – estou em férias ou estou em casa. Com certeza essa profissional não passaria confiança no que ela diz, certo? E por que você não confiaria? Simples, seu cérebro entenderia da seguinte forma: Se essa pessoa não consegue cuidar de si mesma, será que vai conseguir me ajudar?
Traduzindo em miúdos, a ideia de usar a maquiagem como aliada é em primeiro lugar aprender a olhar-se através do espelho e conseguir ver a sua essência, a sua realidade, as particularidades que seu rosto tem, analisar sua fisionomia natural, entender e aceitar os pontos positivos e negativos que seu rosto pode apresentar. Entender exatamente que imagem quer passar.
E apenas após esta autoanálise, e de forma bem minuciosa, que é possível entender o poder da maquiagem e tudo em que ela pode auxiliar. Faz-se necessário para o entendimento que a maquiagem não é uma fantasia a ser vestida, e sim um conjunto de elementos que vão te ajudar a vestir-se de você mesma, e de forma simples e direta exaltar a sua beleza natural, fortalecendo a autoconfiança e a credibilidade, mas sem perder as características pessoais e o mais importante: a sua essência.
Andressa Cor é professora de maquiagem e maquiadora com certificação internacional. Publicitária e fotógrafa.