
- Atualizado há 3 anos
Uma rápida propagação de estudantes contaminados pelo coronavírus fez uma escola particular em Curitiba suspender as aulas presenciais. Um grupo de estudantes da turma do 9º ano do Colégio Bom Jesus da Água Verde deverá retornar às aulas apenas na próxima semana, na quinta-feira (26). Enquanto isso, eles seguem com aulas online.
O documento, que o Portal Nosso Dia teve acesso, é direcionado às famílias e diz que a Vigilância Epidemiológica de Curitiba orientou que os alunos da turma entrassem em quarentena até o dia 25 de maio. “Se, durante o período de quarentena, o aluno apresentar sintomas de covid-19, o prazo de isolamento deverá ser estendido, respeitando as orientações das autoridades de saúde locais. Nessa situação, a escola deverá ser informada.”
O comunicado é assinado pela gestora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Colégio.
Para o Portal Nosso Dia, a mãe de um estudante que faz parte do grupo remoto diz que os casos aumentaram significativamente uma semana antes do comunicado.

Sobre o avanço das contaminações por covid-19, o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe-PR) disse que ainda não há levantamento que indique esse impacto nas escolas da rede privada de ensino. “O Sinepe está acompanhando os casos tendo em vista minimizar o máximo possível os impactos na agenda escolar dos alunos”, diz a nota enviada ao Portal Nosso Dia.
No comunicado, o Colégio Bom Jesus recomenda o uso de máscara como uma medida adicional de proteção contra a covid-19 e outras infeções respiratórias. Da mesma forma, o uso de máscara vem sendo recomendado pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca. “Havendo mais friagem, mais dificuldade, use a máscara”, disse Greca ao Portal Nosso Dia.
Representando as escolas particulares, o Sinepe afirma que continuará seguindo as recomendações de acordo com a decisão das entidades estaduais e municipais de saúde, estabelecidas via decreto ou normativa oficial. “E ressalta ainda que deixará a critério das instituições associadas a decisão por manter ou não a obrigatoriedade do uso de máscaras”, finaliza a nota.
O Portal Nosso Dia entrou em contato com o Colégio Bom Jesus, que informou seguir à risca todos os protocolos de saúde. “Nesta semana, o Colégio Bom Jesus notificou a Vigilância Epidemiológica, como previsto em protocolo de saúde, sobre alguns casos de covid-19 na turma em questão. Por isso, a autoridade de saúde determinou que essa mesma turma, formada por 33 alunos, entrasse em período de quarentena. Sendo assim, os estudantes foram orientados a permanecer em suas casas e acompanhar as aulas de forma on-line durante o período indicado pelo órgão competente”, diz a nota encaminhada à redação.