Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

PUBLICIDADE

O relator do processo por quebra de decoro parlamentar contra o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Ademar Traiano (PSD), será o deputado estadual Matheus Vermelho (PP), o mesmo da representação que envolve o deputado Renato Freitas (PT). A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (20) ao Portal Nosso Dia pelo presidente do Conselho Ética, o deputado delegado Jacovós (PL).

Outra coincidência nos processos é que os deputados representaram um contra o outro. Traiano porque Freitas o chamou de corrupto e o petista alegando que o presidente da Alep cometeu quebra de decoro parlamentar, devido ao acordo de confissão de recebimento de propina feito junto ao Ministério Público do Paraná (MPPR). Ontem, Traiano falou pela primeira vez sobre o caso. (Saiba mais clicando aqui).

O processo foi encaminhado ao Conselho de Ética na tarde de ontem pela Mesa Diretiva, segundo Jacovós, que já definiu o relator. "Chegou e já nomeei o relator, que será o deputado Matheus Vermelho, o mesmo de Renato Freitas. Vai seguir o mesmo rito processual. Foram cinco sessões para o parecer de Freitas e entendo que tem cinco para informar o parecer sobre o Traiano, pela continuidade ou não do processo", descreveu.

PUBLICIDADE
Deputado Delegado Jacovós (Foto: Nosso Dia)

Questionado sobre ser um processo de corrupção envolvendo o presidente da Alep, o deputado disse que não emitirá opinião sobre o caso, já que pode ser um voto de minerva no futuro.

"Não posso emitir opinião, porque eu posso ter que dar o voto de minerva. Óbvio que isso influência todo o processo legislativo, porque coloca suspeita em quem preside as sessões" disse .

No caso de Freitas, como o Portal Nosso Dia destacou, o processo poderá ser prescrito. O presidente do Conselho de Ética ressaltou que o prazo para o caso de Traiano é o mesmo. "Será analisado em um prazo de 60 dias e teremos um parecer final então", concluiu.