Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

PUBLICIDADE

Um projeto inovador e que busca dar oportunidade de formação técnica a filhos e netos de catadores de recicláveis foi lançado, na manhã desta segunda-feira (18), em Curitiba. Em uma parceria com o Instituto Catadores de Futuro, a Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu) oferecerá cursos de tecnologia da informação (TI) para os adolescentes e jovens, justamente em uma área que vem crescendo nos últimos anos. O Conectando o Futuro começará com um projeto-piloto, na busca por mais apoio para expandi-lo ainda mais.

O projeto é encabeçado pelo Instituto Catadores de Futuro. Solange Freitas, presidente da instituição, contou ao Portal Nosso Dia que a iniciativa busca atender quem não tem acesso a uma qualificação tão importante, para que outros caminhos possam ser trilhados por estas pessoas.

É um sonho muito antigo que temos, de poder fazer uma transformação na vida deste público trabalhador, que sai às 4h e vai trabalhar. Do lixo que eles recolhem das nossas casas, tiram o sustento da vida. A gente foi adaptando o sonho e buscando transformar em uma realidade. Temos uma demanda de mercado e uma população que não tem acesso a isso (cursos de TI). É um projeto lindo e que tem um futuro brilhante. É só o começo e acredito que muita gente nos ajudará", disse.

PUBLICIDADE

Para Solange, o projeto 'Conectando o Futuro' quer mostrar que é possível sim dar um caminho diferente para a população de baixa renda. "Estamos rompendo ciclos, trazendo a população abaixo da linha da pobreza e mostrando que é possível sonhar. Haverá uma gama de oportunidades na Unilehu e essas pessoas vão poder pensar sobre isso", pontuou.

Projeto quer oferecer cursos de TI para filhos e netos de catadores de recicláveis - Foto: Jaelson Lucas/SMCS(arquivo)

A vice-presidente da Unilehu, Yvy Abbade, detalhou como funcionária o projeto ao Portal Nosso Dia. "Nosso projeto é o Conectando o Futuro. Queremos ofertar cursos de TI e levar essa profissão diferencia para este público. Fomos chamados pelo Catadores de Futuro para compor esse projeto. Já temos empresas patrocinando e precisamos de mais. Precisamos agora do empresário que possa subsidiar para que mais filhos de catadores estejam neste projeto", destacou.

Yvy destacou que inicialmente acontecerá um projeto piloto com 20 pessoas, para que depois ele seja expandido, de acordo com o apoio que a universidade receber. "Nós estamos agora prontos para fazer projeto-piloto com 20 pessoas. Conseguiremos, conforme a demanda e recursos, abrir quantas turmas forem necessárias. Essa primeira será na sede da Unilehu, para a gente testar essa tecnologia", destacou.

Investir nas pessoas

Presente no evento de lançamento, o vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, destacou a importância do apoio da administração municipal em projetos como o Conectando o Futuro. “Curitiba é a cidade mais sustentável da América Latina porque investe nas pessoas e inovação só vale quando é transformada em processo social. Emprego é a emancipação do cidadão”, disse.

PUBLICIDADE

Eduardo Pimentel explicou ainda que Curitiba conta com 40 associações de catadores de material reciclável dentro do programa Ecocidadão, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O objetivo principal é melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores e fortalecer a rede de coleta e separação de materiais reciclados.

Quem quiser se tornar um apoiador do Conectando o Futuro pode acessar o site da Unilehu clicando aqui.