Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

PUBLICIDADE

Um novo convênio entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná vai transformar a Praça Bento Munhoz da Rocha Neto, na Avenida Presidente Kennedy (Guaíra), em um amplo espaço para a prática de atividades físicas e o bem-estar social. O convênio de R$ 2,3 milhões foi assinado na tarde desta segunda-feira (17/6) pelo prefeito Rafael Greca e o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, em cerimônia realizada no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura.

A praça, onde hoje já existe a Unidade de Saúde Vila Guaíra e o Centro de Referência em Esporte e Atividade Física (Creaf) (destinado ao treinamento de atletas e entidades apoiadas pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte), terá renovação e construção de canchas esportivas, implantação de um inédito box público de crossfit – o primeiro do gênero no Sul do País – parquinhos e áreas de convivência.

“As melhorias da Praça Bento Munhoz da Rocha vão promover a prática esportiva e a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Isto mostra que Curitiba mereceu receber o título de cidade mais igualitária, acolhedora e sustentável do Brasil”, destacou o prefeito Rafael Greca.

Hoje é um dia de conquistas significativas para a capital do nosso estado. De liberação de recursos para zerar a malha de saibro das ruas regularizadas da cidade, de universalizar o saneamento básico e garantir o tratamento de 100% do esgoto, mas também de assegurar recursos para a reforma de uma importante praça que vai servir ao lazer, ao desenvolvimento do esporte e à convivência das famílias", disse o governador. 

O vice-prefeito Eduardo Pimentel destacou a relevância da parceria. “Vamos requalificar o espaço, equipá-lo para que as pessoas possam cuidar da saúde, desenvolver habilidades e se divertir em família, além de toda a valorização que a região vai receber, com um importante espaço como esse”, disse Pimentel.

PUBLICIDADE
 Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Como vai ficar

Um dos principais pontos do projeto na praça, que fica na Avenida Presidente Kennedy, entre as ruas São Paulo e Rio de Janeiro, é a reforma da cancha de vôlei em concreto, que receberá um novo piso sobre a base existente e a implantação de um alambrado de cinco metros de altura, cobrindo uma extensão de 43,40 metros. A nova estrutura também vai receber as condições necessárias para partidas de tênis e pickleball.

A nova Praça Bento Munhoz da Rocha vai receber o primeiro box público de crossfit do Sul do país. O crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico global que nasce de movimentos funcionais, feitos em alta intensidade. O novo espaço vai contar com equipamentos de ponta e professores especializados, tudo de graça. 

Outra importante intervenção será a construção de uma cancha de grama sintética com dimensões oficiais. A estrutura incluirá um sistema de drenagem para garantir a durabilidade e a qualidade do campo, além da substituição das traves e demarcação das linhas de jogo.

A cancha de vôlei de areia e beach tennis será revitalizada, recebendo um novo piso de areia e um alambrado. Bancos de concreto serão instalados ao redor das áreas esportivas para proporcionar mais conforto aos espectadores.

O parquinho existente também passará por uma transformação completa. Os brinquedos antigos serão substituídos por novos e modernos equipamentos e o piso de areia será renovado. Adicionalmente, será implantado um parquinho inclusivo com piso emborrachado colorido, promovendo a acessibilidade e a inclusão de todas as crianças.

PUBLICIDADE

Carlos Pijak Junior, secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, enfatizou a importância deste projeto para a comunidade.

“Curitiba já é conhecida como a capital do esporte e este projeto de revitalização, em parceria com o Governo do Paraná, é um grande avanço para a promoção do esporte, do lazer e do bem-estar em nossa cidade. Acreditamos que, com estas melhorias, poderemos incentivar ainda mais a prática esportiva e o convívio social, tornando Curitiba um exemplo de qualidade de vida”, disse Pijak.

*Com informações da SMCS