O presidente da torcida organizada do Paraná Clube, Fúria Independente, Mauro Machado Urbim, ficou em estado grave após ser pisoteado por um cavalo da Polícia Militar (PM). O incidente aconteceu na tarde do último sábado (30), no intervalo da partida que classificou o tricolor para a próxima fase da série D do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE
Mauro Machado Urbim está internado em estado grave (Reprodução)

De acordo com a PM, houve uma tentativa de invasão do local reservado aos visitantes na Vila Capanema, por aproximadamente 80 torcedores da Fúria Independente, sendo necessária a imediata intervenção do Regimento de Polícia Montada.

“As equipes realizaram formação de linha para impedir a passagem desses torcedores, orientando-os para que retornassem, no entanto, insistindo no intento de invasão, tornaram-se hostis. Objetivando manter a ordem e principalmente preservar a integridade dos torcedores do Cascavel, as equipes progrediram na tentativa de persuasão ao recuo, os quais retornaram ao interior do estádio”, informou a corporação.

Urbim está internado em estado grave no Hospital do Trabalhador. Em nota, a Fúria Independente critica a ação policial.

“Jogo decisivo. Classificação heroica. A noite, que era pra ser de alegria e comemoração, se transformou em pesadelo para todos nós. A data de ontem, infelizmente, também ficou marcada pela violência e despreparo da Polícia Militar. Sem qualquer necessidade, de forma truculenta e covarde, a Polícia Militar, com o seu Regimento de Polícia Montada, pisoteou o nosso presidente Mauro Machado Urbim, que encontra-se hospitalizado em estado gravíssimo. Em momento algum houve confusão. Ou seja, nada justifica a ação violenta e criminosa da Polícia Militar”, afirma.

Segundo a PM, será instaurada uma Sindicância para apurar o ocorrido.

PUBLICIDADE

Posicionamentos

Confira na íntegra os posicionamentos dos envolvidos no ocorrido:

Polícia Militar

Nota de esclarecimento:

Neste sábado, dia 30/07, no intervalo do jogo entre Paraná Clube e Cascavel, houve uma tentativa de invasão do local reservado aos visitantes, por aproximadamente 80 torcedores da torcida organizada Fúria Independente, sendo necessária a imediata intervenção do Regimento de Polícia Montada.

As equipes realizaram formação de linha para impedir a passagem desses torcedores, orientando-os para que retornassem, no entanto, insistindo no intento de invasão, tornaram-se hostis.

PUBLICIDADE

Objetivando manter a ordem e principalmente preservar a integridade dos torcedores do Cascavel, as equipes progrediram na tentativa de persuasão ao recuo, os quais retornaram ao interior do Estádio.

Após repelir a ação, os policiais constataram dois torcedores caídos, em que um deles imediatamente levantou e o outro permaneceu desacordado. Imediatamente foram prestados os primeiros socorros de urgência, e acionado o Corpo de Bombeiros, que prontamente deu continuidade ao atendimento e encaminhou o ferido ao Hospital do Trabalhador.

Será instaurada pela Corporação, uma Sindicância para apurar o ocorrido, trazendo à lume demais informações e subsídios ensejadores de eventuais providências pertinentes.

Fúria Independente

Jogo decisivo. Classificação heróica. A noite que era pra ser de alegria e comemoração, se transformou em pesadelo para todos nós. A data de ontem, infelizmente, também ficou marcada pela violência e despreparo da Polícia Militar.

PUBLICIDADE

Sem qualquer necessidade, de forma truculenta e COVARDE a Polícia Militar, com o seu Regimento de Polícia Montada, pisoteou o nosso presidente Mauro Machado Urbim, que encontra-se hospitalizado em estado gravíssimo.

Em momento algum houve confusão. Ou seja, NADA justifica a ação violenta e criminosa da Polícia Militar.

Além de que, nada justificaria atropelar com um CAVALO e pisotear a cabeça de qualquer cidadão.

Neste momento, até que seja possível identificar e responsabilizar TODOS os criminosos por mais um episódio que é fruto da incompetência da PM, nossa prioridade é com a saúde do Maurinho.

PUBLICIDADE

Aos que são de fé, pedimos orações e energias positivas ao Mauro. A situação é muito crítica e toda ajuda é bem-vinda.

Confiamos que você sairá dessa situação, presidente.

Estamos ao seu lado!

Paraná Clube

No sábado, dia 30, infelizmente, não tivemos somente alegria e comemoração. Tivemos, lamentavelmente, um incidente no qual o conselheiro do Clube e presidente da torcida organizada Fúria Independente foi gravemente ferido, encontrando-se hospitalizado, em estado gravíssimo. Mauro Machado Urbim teve traumatismo craniano grave.

PUBLICIDADE

Por meio desta nota, solicitamos todos pensamentos positivos e orações ao Mauro Machado Urbim!

Da mesma forma, por intermédio do Clube, os seus Conselhos (Deliberativo, Gestor, Consultivo e Fiscal) solicitam à Polícia Militar do Estado do Paraná que seja feita apuração célere, completa e detalhada do ocorrido com o conselheiro Mauro Machado Urbim.

Somente com o esclarecimento dos fatos conseguiremos evitar generalizações, atribuir justamente eventuais erros ou culpas, determinar medidas de prevenção e, principalmente, trazer para dentro e fora dos estádios a paz que precisamos para que tragédias não mais se repitam.

O Paraná Clube e seus Conselhos se colocam totalmente à disposição para que possamos elucidar todo e qualquer fato ocorrido, e trabalharmos em conjunto para que o futebol possa ser um congraçamento e um espetáculo, apenas com rivalidades esportivas.

PUBLICIDADE