PUBLICIDADE
Beleza /
OPINIÃO

Por que quando você aplica a base sua pele fica craquelada?

Quem nunca aplicou a base e a pele ficou craquelada ou com aspecto de maquiagem mal feita?
Foto: Freepik
Quem nunca aplicou a base e a pele ficou craquelada ou com aspecto de maquiagem mal feita?

Andressa Cor

25/06/23
às
11:46

- Atualizado há 2 anos

Compartilhe:

Se você usa base, algum dia já deve ter acontecido de após a aplicação a sua pele ficar com aspecto craquelado, com as linhas de expressão bem marcadas, a maquiagem aparentar estar mal feita ou te dado a sensação de pele envelhecida, mas você sabe quais são os principais motivos para isso acontecer?

Hidratar

O fato da sua pele “craquelar” é possivelmente por causa de algo que eu sempre falo por aqui que é fundamental para a vida, a tal da hidratação. Mas não é hidratação superficial, aquela que fazemos com o uso de hidratante, e sim a hidratação por ingestão de água. Sim, aqueles mínimos dois litros diários, lembra? Funciona assim, se a sua pele está desidratada, qualquer produto que coloque nela que contenha água vai “sugar” esta água, e no caso da base, sem a água ficará apenas o pigmento dando a impressão de craquelado.

Outra situação é que sem hidratação adequada a textura da sua pele pode ser alterada, ela pode ficar com aspecto mais grosseiro e os poros podem ficar mais dilatados, e esse cenário com a aplicação de uma base um pouco mais espessa, por exemplo, também causa um efeito indesejado de pele envelhecida. 

Colunista do Portal Nosso Dia, Andressa Cor é professora de maquiagem e maquiadora com certificação internacional. Foto: Arquivo pessoal

Vale ressaltar que outro causador do efeito craquelado e das linhas mais marcadas durante o uso da base é a  falta de limpeza de pele, seja uma boa higienização antes da maquiagem, uma esfoliação semanal (em casa mesmo) ou aquela também tão comentada nas minhas colunas a limpeza de pele profissional. Esta deve ser realizada por uma profissional (esteticista, biomédica…) e precisa ser feita pelo menos a cada dois meses, dessa forma a maioria das irregularidades da pele (cravos, espinhas, poros dilatados) fica minimizada, diminuindo a chance da base “pesar” no rosto. 

E tem mais…

E por último e não menos importante, caso a sua hidratação e limpeza de pele estejam em dia, mas ainda assim a pele fica craquelada, com aspecto de envelhecida ou “pesada”, observe sua base. Primeiro se ela está certa para seu tipo de pele (por exemplo, se você tem a pele oleosa use uma base para peles oleosas, se for seca para peles secas e assim por diante). Também observe se sua pele é uma pele jovem ou madura (isso não tem necessariamente ligação com sua idade, caso você cuide bem da sua pele desde sempre, fume, não durma bem entre outros hábitos não muito ou bem pouco saudáveis, você pode ser sim uma pessoa jovem na idade, mas com pele madura ao vivo).

E se for este o caso ou sua pele já seja madura por fatores naturais, prefira bases mais fluidas (líquidas) elas não marcam tanto a pele. Já as bases mais espessas (cremosas ou encorpadas), estas sim, podem marcar, e muito, caso a saúde e os cuidados com a pele não estejam em dia. E se ainda assim você sentir que a pele não está boa, converse com sua/seu dermatologista, e é importante ter um profissional desses pra chamar de seu, que vai entender como sua pele funciona com determinados produtos e conseguir tratar todo aspecto que você não gosta.

Tenha em mente que toda pele tem textura e particularidades, mas isso fica muito evidente, algo pode ser melhorado nela. 

Andressa Cor* é professora de maquiagem e maquiadora com certificação internacional. Publicitária e fotógrafa.

TÁ SABENDO?

OPINIÃO

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias