- Atualizado há 10 meses
Moradores do bairro da Igrejinha, em Apucarana (PR), estão entre os 45 passageiros do ônibus de turismo que quase se envolveu em um grave acidente na rodovia BR-277, no trecho entre Curitiba e Morretes, na manhã deste sábado (7), após apresentar falha nos freios. Josemere Ferracini, de 42 anos, estava com a família no veículo e conta que os momentos vivenciados após o problema mecânico foram repletos de desespero e choro. As informações são do TNOnline.
Josemere informou ao TNOnline que a viagem era uma excursão organizada entre amigos, que contrataram uma empresa para realizar o transporte. Os problemas envolvendo os veículos, no entanto, já haviam começado antes mesmo de o grupo sair de Apucarana. “Na hora de embarcar, na sexta a noite, já não foi o ônibus que deveria ter vindo. O ônibus havia quebrado e a empresa que alugou mandou esse ônibus reserva no lugar”, conta. O ônibus substituto, porém, também apresentou defeito. “Paramos antes do pedágio, o que chega nas praias, porque o motorista tinha percebido que já tinha algo errado com o ônibus. Ele ficou parado uns 30 ou 40 minutos no celular, […] ele achou que o problema era o cambio, mas então seguimos a viagem”, relembra a auxiliar administrativo.
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Acontece que os momentos de desespero chegaram logo após. O veículo apresentou falha nos freios e bateu contra dois carros antes de o motorista conseguir acessar uma área de escape na rodovia. “Faltando 15 ou 20 minutos para chegar em Morretes, era acho que uma das últimas curvas, que houve a falha de freio”, informa Josemere. Ela e os familiares estavam sentados nas primeiras fileiras do ônibus, então conseguiram acompanhar de perto o desenrolar da situação.
A apucaranense conta que viu o responsável pela excursão levantar, conversar com o motorista e retornar para o lugar dele. “Ele só entrou e falou ‘acabou o freio’ e colocou o cinto. Ninguém entendeu o que ele quis dizer, mas nessa hora deu um apagão, desligou o ar e reinou o silêncio no ônibus”, revela a passageira. Josemere relembra que olhou para o namorado e perguntou o que poderia ser feito naquele momento e recebeu como resposta do companheiro “não tem nada o que fazer”. Após isso, a situação rapidamente se agravou.
“O ônibus estava em uma velocidade baixa, moderada. Até pensei, na inocência da gente, que dava para parar porque estava baixo. Mas aí começou a embalar, não demorou nem 1min 30s e ficou muito rápido”, conta a auxiliar administrativo. “Foi uma sensação terrível, minha filha chorou muito. Acho que ela foi uma das que mais chorou”, desabafou. “Uns entenderam na hora o que estava acontecendo, outros foram perceber a gravidade da situação só depois”, acrescentou. Conforme Josemere, muitos passageiros estavam dormindo no momento da falha mecânica.
Ela afirmou ainda que a ação rápida da guia de turismo foi essencial para que a tragédia fosse evitada. “O ônibus bateu nos carros e, nesse momento, a guia que estava sentada na frente, ela se ligou e pela experiência que ela tem, ela se levantou e foi até a porta do motorista e falou para ele ‘tem a área de escape’ e nisso ele puxou para a direta, porque a gente estava na faixa da esquerda”, conta. Imagens de monitoramento da concessionária responsável pela rodovia, a EPR Litoral Pioneiro, mostram o momento em que o motorista do ônibus troca de faixa e passa entre duas carretas. “Tive que me forçar a parar de assistir esse vídeo”, revela Josemere.
O seguro viagem da excursão foi acionado e um novo ônibus, vindo de Curitiba, finalizou o trajeto. O veículo deverá retornar com os passageiros para Apucarana na tarde deste domingo (8). Josemere contou que muitos estão com medo da viagem de volta, mas acreditam que o retorno acontecerá em segurança.
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