- Atualizado há 2 anos
Antes de você saber qual seu tipo de pele, vamos entender para que você precisa dessa informação. E a resposta é simples, para você conseguir se entender bem com sua pele, apenas dessa forma você consegue investir em produtos cosméticos de forma mais assertiva que realmente vão funcionam para você. Produtos específicos para seu tipo de pele são sempre a melhor escolha, seja um hidratante ou uma base.
Agora que você já entendeu a necessidade, vamos para a informação.
A pele normal tem textura suave, delicada e aparência saudável. Ela apresenta a firmeza e a elasticidade adequadas. Também, na pele normal, os poros são pequenos, finos e pouco visíveis. Ela dificilmente desenvolve manchas e espinhas.
A pele oleosa tem um aspecto brilhante, devido ao excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas. É uma pele que tende a ter os poros dilatados, com grande tendência a acnes e comedões, que são aqueles pontos pretos.
A pele seca não apresenta brilho, pode áspera e sensível. Ela tem tendência a se descamar. As rugas e as linhas de expressão aparecem mais rapidamente e de forma mais marcada. Ela é incapaz de reter umidade, produz pouco sebo pelas glândulas sebáceas e, por isso, tende a rachar com muita facilidade na época de frio.
A pele mista é a mais comum de se encontrar. Ela se apresenta com áreas oleosas na zona T, que corresponde à testa, ao nariz e ao queixo. Ela pode apresentar alguns cravos nas regiões mais oleosas do rosto.
Mas, independente do seu tipo de pele, é sempre necessário ir a um dermatologista periodicamente, fazer limpeza de pele e hidratações mais profundas com uma esteticista e claro, usar os produtos adequados. Agora me conte, qual seu tipo de pele? E seus produtos estão adequados?
Andressa Cor* é professora de maquiagem e maquiadora com certificação internacional. Publicitária e fotógrafa.