Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

PUBLICIDADE

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou uma operação para cumprir 16 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a uma associação criminosa responsável por fraude à licitação e adulteração e entrega de mercadoria da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (11), em Curitiba, São José dos Pinhais, Araucária e Pinhais, na Região Metropolitana. Em nota encaminhada ao Portal Nosso Dia, a Sanepar destacou que não é parte do processo e colabora com as investigações.

A delegada da PCPR, Waleska Souza Martins, explica que, através de uma complexa investigação, foi possível identificar os suspeitos e a forma como agiam.

“Evidenciou-se, na linha de investigação, uma associação criminosa integrada por pessoas de uma mesma família, que constituíam diversas pessoas jurídicas para participação em processos licitatórios promovidos pela Sanepar”, afirma a delegada.

PUBLICIDADE

Após vencerem os certames, na fase de execução do contrato administrativo firmado, as supostas empresas não entregavam os materiais ou entregavam com qualidade inferior à prevista no edital.

A Sanepar aplicava as sanções administrativas cabíveis à empresa envolvida, como a penalidade de suspensão temporária de participação em licitações e o impedimento de contratar com a administração. O grupo criminoso, então, constituía uma nova pessoa jurídica, aparentando ser uma entidade diversa, para continuar a prática ilícita, o que ocorreu em diversas oportunidades.

Sobre o caso, a Sanepar encaminhou a seguinte nota ao Portal Nosso Dia:

A Sanepar não é parte no processo e colabora com a investigação. A Companhia já havia suspendido as empresas depois de identificadas irregularidades no cumprimento dos contratos. A Companhia encaminhou ainda todas as informações às autoridades competentes para devida apuração, o que motivou a operação da data de hoje. A Sanepar segue um rigoroso sistema de governança e compliance que se aplica na relação com seus fornecedores. A Companhia tem um Programa de Integridade e um Código de Conduta específicos para Terceiros. O objetivo é determinar que esses agentes sigam uma conduta ética, a legislação, especialmente a Lei Anticorrupção, e que combatam e denunciem qualquer prática que suscite riscos à integridade da Companhia. Os documentos são públicos e podem ser acessados nos nos links a seguir: Link 1 e Link 2.

PUBLICIDADE