- Atualizado há 1 dia
Uma operação em conjunto entre a Guarda Municipal, Urbanização de Curitiba (Urbs), a empresa de vigilância Veper e Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) apreendeu eletrônicos vendidos por ambulantes no Terminal Pinheirinho, na zona sul de Curitiba, nesta terça-feira (10/12). O comércio ambulante é proibido nos equipamentos e ônibus do transporte coletivo.
Foram abordadas 12 pessoas e apreendidos sete sacos de carregadores de celular, fones de ouvido, porta-cartões e crachás e caixas de som. O material foi encaminhado à SMU. A ação faz parte de uma série que a Urbs pretende realizar em parceria com a Guarda Municipal, SMU e a empresa de vigilância Veper nos espaços do transporte coletivo.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Em uma iniciativa para reforçar a fiscalização e coibir o comércio ambulante nos equipamentos e veículos do transporte coletivo de Curitiba, a Prefeitura alterou, em setembro deste ano, o regulamento que rege o setor, com o acréscimo dos artigos 32-A a 47-A no Decreto 1.356 de 15 de dezembro de 2008, permitindo a fiscalização e apreensão de mercadorias fruto do comércio ilegal neste locais por parte dos fiscais da Urbs.
A atividade, antes restrita à Secretaria Municipal do Urbanismo, passa a contar com uma equipe de fiscais de operação da Urbs. O decreto número 1.416 de 10 de setembro de 2024 estabelece também que a ação seja acompanhada da Guarda Municipal ou equipe de segurança privada.
“Com essa alteração, a fiscalização ganha o reforço e será realizada em todo o transporte coletivo. O comércio ambulante é proibido e prejudica também os comerciantes e permissionários que atuam nos terminais de forma legal”, diz Claudinei Moro, gestor da área de fiscalização do transporte coletivo.
“Essa é uma tarefa típica da Guarda Municipal de Curitiba, que realiza patrulhamento preventivo e presta apoio a outros órgãos municipais. Vamos continuar atuando sempre que necessário”, afirmou o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Junior.