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“Não tem tarifa mais barata”: deputados criticam preços dos pedágios no Paraná

Até mesmo o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSD), do partido do governador Carlos Massa Ratinho Junior, salientou o valor próximo do que era na gestão passada
(Foto: Divulgação)
Até mesmo o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSD), do partido do governador Carlos Massa Ratinho Junior, salientou o valor próximo do que era na gestão passada

Luiz Henrique de Oliveira com informações da ALEP

14/03/24
às
5:45

- Atualizado há 11 meses

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O tema do pedágio veio à tona na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com críticas de deputados estaduais, especialmente os da oposição, ao novo valor da tarifa no estado, que ficaram semelhantes às do modelo anterior. Até mesmo o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSD), do partido do governador Carlos Massa Ratinho Junior, salientou o valor próximo do que era na gestão passada. Já o deputado Requião Filho, líder da oposição, enfatizou: “Não tem tarifa mais baixa”.

Em seu pronunciamento, Requião Filho lamentou a nova tabela anunciada e afirmou que esta será a nova realidade dos motoristas que cruzarão as rodovias paranaenses a partir deste ano, com mais praças de pedágio e tarifas mais caras.

“E é só o início! Não tem tarifa mais barata. Aconteceu exatamente o que nós havíamos alertado. Nem começou e já tem correção de preço em cima da tarifa. É uma cópia do pedágio antigo, sem garantia de obras e que vai gerar problemas para a economia paranaense. O Paraná, nas próximas três décadas, vai sofrer com esse pedágio e não foi por falta de aviso”, declarou.

“O Paraná, nas próximas três décadas, vai sofrer com esse pedágio e não foi por falta de aviso”, afirmou Requião Filho (PT) (Foto: Orlando Kissner/Alep)

Já o deputado Romanelli afirmou que os valores vieram dentro do esperado e do que foi alertado. “Os pedágios vieram dentro daquilo que a gente imaginava, com preços parecidos com os da antiga concessão, com poucas exceções. A ANTT deliberou por uma correção de 15,75% sobre o preço que foi à leilão, cuja referência era outubro de 2021”, apontou o deputado, que em seguida manifestou preocupação com o impacto do novo pedágio sobre o transporte:

“A questão do transporte é complexa, porque onera a economia como um todo. O setor de cargas sofrerá um impacto significativo nesta nova concessão, pois agora não haverá aquele desconto automático para eixos comerciais, que chegava a 15%. Agora, vale a tarifa cheia para os caminhões”, explicou.

Romanelli exemplificou a situação ao comparar o pedágio anterior na descida da Serra do Mar, para um caminhão de seis eixos, e a nova tarifa que será cobrada. “Antes esse caminhão de seis eixos pagava R$ 117,00 e agora vai pagar R$ 135,60. São valores retirados de tabelas oficiais”, destacou. Ele também citou que em São Luiz do Purunã, um veículo de seis eixos pagava R$ 53,40 e passará para R$ 52,20, uma diferença a menor de 2,3%.

Segundo Romanelli, o patamar das tarifas reflete a modelagem que foi construída, que exige investimentos significativos na modernização dos principais trechos do sistema rodoviário paranaense. “Agora o Paraná tem um contrato de concessão mais moderno, com obrigações objetivas e muito mais controle sobre as concessionárias. A expectativa é que o contrato seja efetivamente executado”, disse.

“Os pedágios vieram dentro daquilo que a gente imaginava, com preços parecidos com os da antiga concessão, com poucas exceções”, avaliou Romanelli (Foto: Divulgação Assessoria)

O deputado também pontuou a condição ruim das rodovias e a decisão de início da cobrança do pedágio antes da recuperação completa dos trechos. “Sempre foi anunciado pelos órgãos envolvidos que antes do início da cobrança do pedágio haveria uma completa recuperação da via, inclusive com nova sinalização. Isso não vai acontecer e as melhorias devem ser feitas ao longo do ano”.

“Dentro do planejado”

Nesta quarta-feira (13), ao ser questionado, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, afirmou que o preço da tarifa ficou dentro do planejado.

“A tarifa é colocada pelo Tribunal de Contas da União e ela tem o ajuste anual conforme a inflação. O desconto é dado na bolsa. Importante é que a gente conseguiu fazer com que todas essas concessões, esperamos que os próximos Lotes também, fiquem abaixo do que era no passado, também avaliando os reajustes que aconteceram ao longo dos anos, e acima de tudo com obras. Nós precisamos duplicar as nossas rodovias, que é o que esses contratos garantem. Ficou dentro do que estava planejado em cima daquilo que foi colocado na bolsa”, disse o governador.

Confira nos links abaixo os novos valores das tarifas do pedágio no Paraná:

Confira os valores nas praças de pedágio que compõem o Lote 1

Confira os valores nas praças de pedágio que compõem o Lote 2

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