
- Atualizado há 3 anos
Virou rotina para os moradores do Conjunto Recanto Iguaçu, na Rua 1, no bairro Boqueirão, em Curitiba, o refluxo do esgoto quando chove. Com isso, a água suja vaza para dentro das residências, seja pelos ralos da piá ou até do chuveiro. A Sanepar afirmou estar ciente do problema.

A moradora Benedita Edicleia Sengotta contou ao Nosso Dia o drama pelo qual os moradores passam. “Ele fizeram um bueiro no fim do ano e toda vez que chove começa a transbordar o esgoto, vazando para dentro de casa. Nosso medo é que um dia alague todas as residências daqui”, descreveu.
Ela contou que já fez vários pedidos, mas não teve uma solução da Sanepar. “Desde o fim do ano passado eu ligo, falo o que está acontecendo e eles vem até aqui e vão embora sem resolver nada. Sanepar me disse que só resolve com caminhão pipa, mas eles olham e vão embora”, descreveu.

A costureira Márcia Cristina Soares vive o mesmo drama, se precisa lavar muita louça, o ralo não dá conta. “A água vai indo bem lentamente, então quando tem muita louça acaba tendo que ir lavando aos poucos. É uma situação muito complicada que estamos passando”, disse. (Assista no vídeo abaixo).
Já no banheiro, Márcia precisou abrir um buraco no banheiro para a água sair. “Tive que quebrar a parede para a água onde fica o banheiro escorrer pela calçada, até uma valeta, porque não tem condições”, lamentou. (Assista no vídeo abaixo).
Procurada, a Sanepar informou ao Nosso Dia que está ciente do problema e que “a região é bastante crítica por ter ligações irregulares e muitos resíduos sólidos lançados na rede. Desde sexta-feira (13), duas equipes da Sanepar estão fazendo limpeza no coletor da região e retirando material e desobstruindo para que não haja esse refluxo”, informou a empresa.
A Sanepar ainda destacou que existe um projeto de melhoria estrutural na região, previsto para 2023, enquanto isso ‘vai continuar fazendo vistoria e limpeza da rede.
Sobre a resposta dada pela Sanepar ao Nosso Dia, Benedita disse que é a mesma que recebe há cinco anos. “Ano que vem, ano que vem e assim vai passando. Cada dia está pior e não fazem nada para nos ajudar”, disse.
Márcia também espera por uma solução efetiva. “Eles não fazem nada. A gente fala para virem e não fazem nada. Temos medo de uma chuva forte e essa é a nossa preocupação”, pontuou.
O Nosso Dia seguirá acompanhando o caso de perto, até que seja resolvido.
Confira o vídeo enviado por Márcia sobre o problema: