- Atualizado há 2 anos
Muito se fala sobre o empoderamento feminino, sobre como uma mulher pode e deve se empoderar, mas afinal o que é o empoderamento feminino? Como entender o processo? Como se empoderar?
Este termo refere-se a ações para fortalecer as mulheres e cada mulher assume seu poder individual. E este processo pode também ser iniciado por você por meio da exteriorização do poder da sua beleza – no caso aqui, a maquiagem. A forma como as mulheres enxergam a si mesmas, sua auto aceitação é parte fundamental disso.
Não saber identificar seus pontos positivos, e apenas enxergar os pontos negativos, nunca vai te trazer autoconfiança.
Para a automaquiagem, o que deve ser “escondido” ou “exaltado” é você quem decide. Por isso se faz tão importante o autoconhecimento, entender suas particularidades, seu rosto, suas proporções.
Valorizar as suas qualidades e sua beleza, e em momento algum trata-se de padrão de beleza imposto a ser seguido, é sobre ressaltar sua beleza, sem se comparar com outras mulheres. Mostrar você mesma em sua melhor versão ao mundo contribui para as ações de empoderamento feminino.
Todas as mulheres têm este poder, mas algumas o deixam escondido por não saberem usar, ou até mesmo não saberem que o tem. O cotidiano, as multifunções de uma mulher, algum relacionamento tóxico e entre outras coisas, podem também adormecer, encobrir ou destruir o empoderamento.
E a maquiagem pode funcionar exatamente como um mecanismo para o empoderamento, seja o resgate dele ou despertar. Você já percebeu o poder de um batom vermelho, por exemplo? Se usado em um dia decisivo para sua vida te dá mais autoconfiança, já se usado em um dia em que tudo está muito parado, pode estimular uma mudança de comportamento e até mesmo mudar o seu humor. E este é um dos muitos reflexos do poder próprio da mulher por meio da maquiagem.
Uma mulher empoderada conhece a si mesma, suas vontades, seus limites, seu corpo, sua beleza. Não busca uma perfeição irreal. Apenas percebe que sua beleza é única e que deve ser ressaltada de forma individual, expressiva.
É necessário entender que o processo para chegar ao empoderamento absoluto pode ser longo, pode ter de passar por uma grande desconstrução de imposições da sociedade e valores culturais. Conquista de novos hábitos, de novos gostos, de novas escolhas e muitas mudanças fazem parte do processo, mas acredite, o resultado final é incrível.
Comece o seu empoderamento conhecendo seu rosto e tudo que há nele (o que você gosta, o que não gosta), memorize cada detalhe dele, perceba que são esses detalhes que a tornam única e desafie-se a
experimentar coisas novas, seja uma nova cor de batom a qual você nunca se imaginou usando, seja fazer uma maquiagem totalmente diferente da qual você usa ou ainda simplesmente experimente usar uma maquiagem, caso você não tenha esse hábito.
Mas tenha em mente, a maquiagem usada para empoderar não é para fazer se fantasiar de outra pessoa e sim para você deixar sua beleza mais evidente, destacar seus pontos fortes. E para isso, o autoconhecimento facial é fundamental!
Tire um tempo para aprender a se cuidar, se maquiar, se sentir plena, se amar, sintonize em sua melhor versão. Empodere-se!
Andressa Cor é professora de maquiagem e maquiadora com certificação internacional. Publicitária e fotógrafa.